Viseu – que autarca porá fim a tanto descontentamento?

Fernando Ruas joga noutro campeonato, e em ilimitados mandatos,  à 7ª vai mostrar o que aprendeu em Bruxelas e Lisboa, nestes últimos 8 anos de “missão”...

Tópico(s) Artigo

  • 12:52 | Sexta-feira, 13 de Agosto de 2021
  • Ler em 2 minutos

Distante vai o tempo em que Viseu era o paraíso terrestre…

Não havia trimestre sem um prémio, uma menção honrosa, um lugar no topo da tabela. Bastava virem uns tipos de uma revista qualquer da capital passar o fim de semana e, vá-se lá saber porquê, tão entusiasmados e deslumbrados ficavam, que saía reportagem de 10 páginas lavrada em leira de encómios.

Agora, o Portal da Queixa realizou um estudo centrado nos principais problemas e preocupações, de âmbito municipal, que mais mexeram com os munícipes, no espaço temporal decorrido entre 2017 e 2021, ou seja, neste mandato autárquico a cessar, e incidindo nas 18 capitais de distrito.


Neste enquadramento e relativamente ao Índice de Satisfação, surgem 5 autarquias com o maior número de queixas por parte dos munícipes. São elas Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Viseu. Estas 5 autarquias representam 88% das reclamações apresentadas entre as 18 em análise, centradas nos seguintes pontos:

Infraestruturas (obras públicas, reparações, iluminação das ruas, problemas de sinalização, etc.);

Serviços (problemas com serviços dos municípios, falta de resposta, mau atendimento, etc.);

Ambiente (manutenção e cuidado de espaços verdes, recolha do lixo, limpeza de espaços públicos, pragas, etc.);

Licenciamentos (licenças camarárias, fiscalizações, multas, problemas de estacionamento, queixas de ruído, etc.);

Habitação (problemas com habitação particular, concursos públicos de habitação, etc.);

Saúde Pública (queixas para problemas de segurança e saúde pública).

Para Viseu, que relativamente à sua dimensão / população, pouco ou nada tem a ver com as outras quatro capitais, este 5º lugar no ranking vem provar e enfatizar o pouco que foi feito e o muito que há a fazer.

Fernando Ruas, actual candidato e ex-presidente do município durante 24 anos, apresenta-se sob o lema da “Confiança”, decerto referindo-se à inabalável convicção e esperança na retumbante vitória que aí virá.

Diamantino Santos, com 8 anos de “regedor” apresenta-se “Sempre por Viseu”, slogan que ignoramos se pode querer significar, também, “Viseu para Sempre”, na perpetuação dos seus improfícuos mandatos.

Ruas leva em número 2 o vereador Gouveia, uma questão de “Confiança”, decerto, responsável por alguns dos mais reclamados, polémicos e contestados pelouros. Por mero exemplo e entre outros, recolha de lixo, limpeza, transportes públicos urbanos e periurbanos. Diz o povo que “Às três é de vez”. Provavelmente, à 3ª é que vai ser. Assim como Diamantino Santos.

Fernando Ruas joga noutro campeonato, e em ilimitados mandatos, à 7ª vai mostrar o que aprendeu em Bruxelas e Lisboa, nestes últimos 8 anos de “missão”, e pôr termo a tanta reclamação por parte dos sofridos munícipes, pelo menos, nestes longos 32 anos, os de Ruas e os seguintes…

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Editorial