Viseu, Covid 19 e os filantropos que nos salvam

Assim titulava o JN a notícia: “Empresa ganha contrato de meio milhão após oferecer testes à covid-19”. De seguida veio a plataforma Observador referir que “Empresa ganha contrato e meio milhão depois de oferecer testes grátis à Covid 19”. Em quase simultâneo volta à carga o Expresso com o artigo “Centro Hospitalar Viseu-Tondela celebra protocolo gratuito com empresa e dois meses depois adjudica contrato de 470 mil euros”.

  • 18:58 | Terça-feira, 25 de Agosto de 2020
  • Ler em 2 minutos

Esta semana o JN publicou um extenso artigo sobre a ALS Controlvet administrada por João Cotta, o negócio firmado com o CHTV no valor de aproximadamente meio milhão de euros, a presença pelo meio do ex-sócio de Cotta no Jornal do Centro, João Paulo Rebelo e etc. e tal.

Assim titulava o JN a notícia: “Empresa ganha contrato de meio milhão após oferecer testes à covid-19”.
De seguida veio a plataforma Observador referir que “Empresa ganha contrato e meio milhão depois de oferecer testes grátis à Covid 19”. Em quase simultâneo volta à carga o Expresso com o artigo “Centro Hospitalar Viseu-Tondela celebra protocolo gratuito com empresa e dois meses depois adjudica contrato de 470 mil euros”.

De comum nas notícias destes três prestigiados órgãos de comunicação social nacional, uma invocada e possível ambiguidade comportamental das partes envolvidas, num negócio de oportunidade (não seríamos capazes de escrever oportunismo) onde ninguém ficou muito aprumado no retrato.


O surto epidemiológico que nos assola e que já fez largas centenas de vítimas mortais deveria servir para trazer ao de cima o melhor do ser humano, a sua capacidade de lutar contra a adversidade, a resiliência, a solidariedade com as vítimas e o mais elementar sentido de humanismo que ainda existirá em alguns seres humanos.

Numa situação  de excepcionalidade pela gravidade do momento vivido, com a legislação em vigor alterada e a permitir facilitismos e ajustes directos a torto e a esmo, com alegados favorecimentos a encontrarem calçadeiras nas boas intenções (de que o inferno está cheio!), surge um empresário, presidente da AIRV, Associação Empresarial da Região de Viseu e CEO da ALS Controlvet, decerto prenhe de boas intenções, asinho vindo à liça oferecer testes gratuitos Covid 19 por meio ano, evidenciar com parangonas uma conjectural preocupação humanista, assinar o contrato com o CHTV e, dois meses após, meio milhão garantido, pôr termo à gratuitidade ora servida como “amuse bouche” deste aliciante negócio.

Os envolvidos serão todos indivíduos seriíssimos e jamais seria lícito invocar cupidez, alarvidade negocial, sofreguidão, oportunismo circunstancial ou falta de escrúpulos no cruel contexto em epígrafe.
Só que às vezes e pela possível recorrência de algum modus operandi, poderá eventualmente acontecer que alguma alma mais incrédula comece a pôr em causa (claro está que injustamente) tanta e tão boa intenção, tal filantropia no agir e fraternidade no actuar.

Viseu. Empresa ganha contrato de meio milhão depois de oferecer testes grátis à Covid-19

https://expresso.pt/sociedade/2020-08-24-Centro-Hospitalar-Viseu-Tondela-celebra-protocolo-gratuito-com-empresa-e-dois-meses-depois-adjudica-contrato-de-470-mil-euros

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Editorial