Um país que não investe na Educação está votado ao fracasso

Faz-me lembrar a história contada pelo meu avô paterno, Hilário de Almeida Pereira, que exerceu durante anos o lugar de presidente da câmara do Sátão: Um seu amigo, homem de leis como ele, o chamado Doutor da Meã, preocupado, dizia-lhe: -- “Ó Hilário, tu andas a construir-lhes escolas nas freguesias… um destes dias eles sabem mais do que nós e não fazemos nada deles!”

Tópico(s) Artigo

  • 10:32 | Terça-feira, 31 de Janeiro de 2023
  • Ler em 2 minutos

Um povo educado é um povo não dominado. De facto, em países onde o nível de literacia é alto, a repressão e a supressão de direitos é mais difícil de alcançar pelos tiranos de serviço. Tiranos e déspotas esses que sempre odiaram e perseguiram quem “pensa”, erigindo-os até a inimigos do regime…

Por isso, durante séculos, um pouco por todo o lado, as classes dominantes preconizavam e implementavam a política do atavismo rácico.

Faz-me lembrar a história contada pelo meu avô paterno, Hilário de Almeida Pereira, que exerceu durante anos o lugar de presidente da câmara do Sátão: Um seu amigo, homem de leis como ele, o chamado Doutor da Meã, preocupado, dizia-lhe: — “Ó Hilário, tu andas a construir-lhes escolas nas freguesias… um destes dias eles sabem mais do que nós e não fazemos nada deles!”

Lembro-me também do que dizia o esclarecido ex-autarca de Sernancelhe, José Mário Cardoso, quando o criticavam pelo seu recorrente investimento na Cultura: — “Se a Cultura sai cara imaginem o custo da ignorância!”.


Bom, mas esses eram/são Homens esclarecidos…

 

Em sentido lato, a actual equipa que capitaneia o Ministério da Educação e cujos nomes não consigo lembrar, parecem apostados, como aquela Maria de Lurdes Rodrigues de má memória, em ignorar, diabolizar e hostilizar a classe docente que é, em primeira e derradeira instância, aquela que educa os filhos de todos os portugueses e faz deles os Homens do amanhã.

A inabilidade do actual ministro e do seu secretário de estado, professor vindo de um sindicato qualquer da área, tem sido tão flagrante e tumultuosa quanto a sua incapacidade de comunicação, de diálogo, de concertação.

Segundo estudos feitos, os professores em Portugal estão em número alarmante a caminhar para a idade da reforma. O que até seria positivo na perspectiva de novas vagas se criarem e de muito sangue novo entrar na carreira. O problema é não haver quaisquer incentivos para os mais novos ingressarem na nobre profissão docente, prevendo-se a médio prazo grandes lacunas de recursos humanos na área. E depois? Fecham-se as Escolas e contratam-se professores espanhóis? Ou extingue-se o Ensino Público?

Penso que o primeiro-ministro António Costa ainda não mandou esta tutela de “férias” pelo simples motivo de já ter saídas do Governo quanto bastem, evidentemente que por outros motivos, que não o da incompetência para o profícuo desempenho da função…

 

(Fotos DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Editorial