Um país de comendadores e de aldrabões

  Escrevo este texto para publicar amanhã, dia 11. Sairei cedo e como estarei todo o dia fora, adianta-se o trabalho… Um sábado cheio de bulício por aqui e por ali. “Os Melhores Anos” é uma organização da Visabeira que junta o “gotha” local num abrilhantadíssimo convívio com muita e boa música, animação e excelente […]

  • 7:16 | Domingo, 12 de Outubro de 2014
  • Ler em 2 minutos

 
Escrevo este texto para publicar amanhã, dia 11. Sairei cedo e como estarei todo o dia fora, adianta-se o trabalho…
Um sábado cheio de bulício por aqui e por ali.
“Os Melhores Anos” é uma organização da Visabeira que junta o “gotha” local num abrilhantadíssimo convívio com muita e boa música, animação e excelente gastronomia. Mas também, na Casa da Ínsua, a rainha é a Vinha e a festa em torno de todo processo vai ser, seguramente, um êxito, durante o fim-de-semana. Este é o cunho das organizações da Visabeira que há muitos anos a esta data, neste domínio, tem um rosto: o de José Arimateia, que alia as suas qualidades de gestor a um rigor organizacional que se complementa com a sua natural afabilidade.
No Grupo, a novidade é a saída do administrador, Paulo Varela, a quem desejamos o maior sucesso nas novas funções que vai exercer.
Em Sernancelhe mais uma exposição. Desta feita, com toda a lógica num território com tanta lavoura, dedicado à Agricultura e à maquinaria agrícola. Aquela Câmara não pára…
Fora já do distrito, em Santa Marta de Penaguião, decorrerá o IV Fórum João de Araújo Correia, desta feita destacando dois grandes escritores, vizinhos e coetâneos aqui postos em diálogo: Aquilino e Araújo Correia. A abertura compete a Bigote Chorão, tantos anos o rosto da Verbo, e estende-se até ao fim do dia, com prelecções, mesas redondas, exposições, etc.
Curiosamente (ou talvez não) uma dinâmica cultural que a vizinha Lamego não consegue ter. Também ao que se sabe, Francisco Lopes não pára de aumentar a dívida do município, que segundo o vereador Manuel Ferreira, já vai nos 40 e muitos milhões de euros. Como é o último mandato há que gastar o que não se tem e deixar o futuro empenhado. Temos deputado, pela certa. Não é o que passam a ser alguns ex-autarcas desempregados? Ou em Bruxelas ou em Lisboa há que os manter na prestação dos excelentes serviços, seja à comunidade, seja à Pátria, em geral…
O Pedro Morgado vai aos “Melhores Anos” e dar-vos-á notícia detalhada do evento. Eu vou à Tertúlia apresentar uma comunicação e dela também vos darei notícia. Mas amanhã teremos ainda mais…
Hoje tive o prazer de dar um abraço fugidio ao jornalista Cardoso, do “Via Rápida”. Um profissional sério, competente e diligente, que é um bom exemplo para muita miudagem que anda por aí…
No país, o Governo acaba de aprovar uma Portaria que permite aos municípios a aplicação e respectiva cobrança directa das multas de estacionamento que até aqui passavam pela ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária). Significa mais caça à multa por parte, por exemplo e aqui em Viseu, da Polícia Municipal, com mais entradas no cofre da autarquia para poder financiar os projectos lúdico-recreativos de Almeida Henriques.
O advogado da Tecnoforma quebrou o suspense (ou será o tabu?) e já fez saber quem vai processar por denegrir a imagem daquela empresa: O ministro Poiares Maduro, a eurodeputada Ana Gomes, o histórico do PSD Pacheco Pereira… Para já! Também o jornal Público, os jornalistas Cerejo e Clara Ferreira Alves… Para já! Vai ser um festim jurídico-mediático… À hora desta escrita ignoramos se também Relvas e Passos Coelho integram esta lista de “inimigos” da Tecnoforma.
Este país é uma risada… se até o presidente da República faz de aldabrões comendadores, no Dia de Portugal, Dia da Raça!

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial