Testes Covid19 e a filantropia da oportunidade

Mas eis senão que o Portal Base nos transmite uma desconcertante notícia: Afinal, por ajuste directo entre a Controlvet e o CHTV, este fez àquele uma adjudicação de testes, em 18/06/2020, no montante de 472.500, 00 euros.

Tópico(s) Artigo

  • 21:22 | Quinta-feira, 06 de Agosto de 2020
  • Ler em 2 minutos

Foi polémica e tratada a nível nacional a intercessão do coordenador regional da COVID19, João Paulo Rebelo, no decurso de uma reunião da CIM Viseu Dão Lafões, a favor dos testes serem feitos pela ALS – Controlvet, do seu ex-sócio João Cotta, actual CEO deste laboratório.

Apagada a controvérsia mais depressa que os incêndios que lavram por todo o país, todos nós percebemos que o empresário João Cotta, na doação de testes feita ao CHTV, tinha agido, como é de seu timbre e tom, num momento particularmente difícil e angustiante, como o bom samaritano que é, numa onda de empenhada solidariedade perante a pandemia que então se anunciava, em Março passado, com ainda incerta difusão.

Veio o blogue Jornal do Centro, do qual é proprietário (e onde teve João Paulo Rebelo como sócio), louvar a iniciativa do patrão e enaltecer o desinteressado acto pela sua espontaneidade e gratuitidade.


Portugal é um país melhor com cidadãos desta estirpe humanista, luminar e solidária. Louvamos aqui o gesto e o seu alcance, o seu significado e o seu altruísmo de realizar testes “sem custos até ao controlo da pandemia” – palavra de João Cotta, o também presidente da AIRV que há décadas muito tem feito pelo tecido empresarial regional e a quem, decerto, todos os empresários estarão sentidamente gratos pela sua inquestionável missão em prol da classe.

 

Mas eis senão que o Portal Base nos transmite uma desconcertante notícia: Afinal, por ajuste directo entre a Controlvet e o CHTV, este fez àquele uma adjudicação de testes, em 18/06/2020, no montante de 472.500,00 euros.

Confrontando com o antes propagado na comunicação social, a bota não batia com a perdigota, mas, admitindo-se ainda uma interpretação errada dos factos em epígrafe, fomos aprofundar a matéria em causa e perante o contrato assinado entre as duas instituições, deixamos as dúvidas à clarividência dos nossos leitores.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Editorial