Testes ao Covid-19 na região: “Habemus Acta”

Quase um mês depois da reunião extraordinária da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, realizada no passado dia 15 de Abril, foi esta terça-feira tornada pública a respectiva acta. O documento está aqui. O caro leitor que tire as suas conclusões.

Texto Paulo Neto Fotografia Direitos Reservados (DR)

Tópico(s) Artigo

  • 22:11 | Quarta-feira, 13 de Maio de 2020
  • Ler em 2 minutos

Quase um mês depois da reunião extraordinária da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, realizada no passado dia 15 de Abril, foi esta terça-feira tornada pública a respectiva acta.

Conforme foi oportunamente avançado pelo Rua Direita, dias antes desta reunião (10 de Abril), o presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, dirigiu ao secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões e a todos os seus colegas autarcas um email, no qual referia:

“Nos últimos dias temos vindo a ser abordados pelo Dr João Paulo Rebelo, Digmº. SE Juventude e Desporto, na qualidade de coordenador COVID19 na Região Centro, quanto à possibilidade de fazermos uma parceria com custos repartidos entre Estado Central e as Autarquias para fazer testes nas nossas IPSS’s.
Disse que estaria disponível, aguardo valores e disponibilidades diárias.
Trata-se de potenciar o laboratório do Dr. João Cotta- ALS, a fazer análises em 6 horas para o Hospital de S. Teotónio e quem tem possibilidade de incrementar para 300 testes dia e num futuro próximo 1.000, algo que será importante para nós.”

A partir deste email gerou-se a polémica ecoada por diversos órgãos de comunicação social nacionais que incluíram muita da imprensa escrita, rádios e televisões.


João Paulo Rebelo e João Cotta Rebelo, respectivamente secretário de Estado da Juventude e Desporto e Coordenador Regional do Covid 19 e o CEO da ALS – Controlvet e proprietário do Jornal do Centro foram pródigos em comunicados, comunicações, explicações e divagações sobre o assunto. A situação levou mesmo à criação de movimentos de apoio a João Paulo Rebelo que se preparam e estão dispostos a interceder, com émulos pelo seu caudilho, pelo também candidato à presidência da Federação do Partido Socialista (PS) Viseu.

Na acta da referida reunião, destacam-se algumas das intervenções de João Paulo Rebelo que anuncia estar ali “como um pivot e um facilitador”, (seja lá o que isso for). Mais claro não podia ser.

No decurso da reunião, várias foram as vezes em que se referiu à empresa que tem como CEO o seu ex-sócio João Cotta Rebelo, vindo desta forma a consubstanciar e confirmar o teor do email de Almeida Henriques que refere como objectivo e cita-se “potenciar o laboratório do Dr. João Cotta- ALS”

O documento está aqui. O caro leitor que tire as suas conclusões.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Editorial