Putin e o Tribunal Penal Internacional de Haia

Putin será sempre o grande derrotado desta chacina e só não será imediatamente deposto e julgado na Rússia, porque tem nas suas mãos todo o sistema repressivo, a censura total e a opressão/dominação de um povo que o elegeu em sufrágio “inquinado”, dito democrático.

Tópico(s) Artigo

    • 16:54 | Quarta-feira, 16 de Março de 2022
    • Ler em 2 minutos

    Putin quis invadir a Ucrânia, entre outros motivos plausíveis, para a destruir e aniquilar o povo ucraniano.

    A destruição de um país soberano e o genocídio do seu povo conferem-lhe passaporte para ser julgado como criminoso de guerra, no Tribunal Penal Internacional de Haia. Tal como o foram em 1946 os sicários de Hitler, em Nuremberga.

    A decisão deve ser tornada pública hoje e decorre da queixa apresentada por mais de 40 países acusando Vladimir Putin de estar sucessiva e reiteradamente a cometer crimes de guerra e contra a humanidade.

    O processo posto em marcha e agora potenciado, recua a 2013 e cinge-se a quase 9 anos de actividades julgadas criminosas.


    Naturalmente que o “réu” recusará reconhecer a competência de Haia para o julgar. O que se compreende. Como também se compreenderá que o “carrasco” tenha dificuldade em caminhar para o “cadafalso”, pois teme o machado por conhecer a sua letal eficácia.

    Putin, seja qual for o desfecho desta carnificina por ele e seu governo perpetrada, tornou-se num pária para a maioria dos países mundiais, exepção, claro está, da Bielorússia, Síria, Eritreia e Coreia do Norte que, na ONU, recusaram condenar esta invasão. Está bom de ver porquê…

    Putin será sempre o grande derrotado desta chacina e só não será imediatamente deposto e julgado na Rússia, porque tem nas suas mãos todo o sistema judicial e militar repressivo, a censura total e a opressão/dominação de um povo que o elegeu em sufrágio “inquinado”, dito democrático.

    Rodeado de antigos colegas seus da tenebrosa KGB, polícia política que mete a PIDE na cova de um dente, criou em seu torno uma cintura defensiva impenetrável – até agora, amanhã não se sabe… – que o mantém invulnerável a toda a massiva onda de condenação e repúdio mundiais.

     

    Até o povo russo despertar…

    O século XX gerou inúmeros criminosos de guerra, da América Latina à América do Norte, na Europa e na Ásia, ficando no top José Estaline e Adolfo Hitler.

    O século XXI, com pouco mais de 21 anos de tempo decorrido, dá-nos para já Vladimir Putin. O lugar, esse já o granjeou na História da Humanidade. Pelos piores motivos, por crimes contra essa mesma humanidade…

     

    (Fotos DR)

    Gosto do artigo
    Publicado por
    Publicado em Editorial