O terrível pesadelo

A irresponsabilidade criminosa de alguns está a pôr em risco a vida de muitos.

Tópico(s) Artigo

  • 18:32 | Domingo, 03 de Janeiro de 2021
  • Ler em 2 minutos

Ninguém ignorava que o pós-Natal e Ano Novo traria um aumento considerável do número de vítimas do Covid 19.

O desrespeito pelas normas sanitárias e pelo confinamento decretado, num momento em que, por exemplo, o CHTV já esgotou os seus recursos em matéria de capacidade de acolhimento de infectados e os casos se propagam exponencialmente por todo o país, faz temer o pior em matéria de pandemia.

Não estão longe os números indicados há três ou quatro meses por especialistas que falavam em picos a atingir os mais de 10 mil casos/dia.


Isto acontece não obstante a maioria da população portuguesa ter sido responsável no acatamento dos preceitos sanitários, no estado de emergência e no cumprimento cívico do sacrifício que a todos foi pedido para bem de cada e do colectivo em que se insere.

A irresponsabilidade criminosa de alguns está a pôr em risco a vida de muitos.

O recomeço das aulas também tem sido um dos elementos de propagação do surto. A título de exemplo, Vila Nova de Paiva, com pelo menos duas professoras a testarem positivo, uma do Sátão e outra de Lamego, com medidas não tomadas atempadamente, decerto por ignorância do estado em que se encontravam, está a propagar-se a alunos e desde a mais tenra idade, como é o caso de um pai que hoje me referiu ter o filho de 9 anos positivo, estando de imediato a família em estado de isolamento profiláctico.

O país careceria de medidas draconianas para evitar este agravar de situação. Mais uns dias para mais cedo sairmos deste inferno sem fim à vista.

Agora que se iniciou a vacinação e que alguma esperança nasceu em todos nós, duas atitudes deveriam ser determinantes:

Absoluto rigor no cabal cumprimento das normas;

Dilação temporal deste obrigatório confinamento, que a todos tantos custa e tantos prejuízos a muitos tem causado.

Em nome de todos, para que o maior número possível de portugueses possa sair incólume deste pesadelo e o 2021 possa ser o ano da cura e não o ano da continuidade do mal…

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Editorial