O Grande Seixas e a grande medida: "O que é que o seu cão diz de si?”

O número 2 da autarquia viseense desceu um dia de Sernancelhe para, depois de aí lançado na política partidária pelo ex-presidente da autarquia local, José Mário Cardoso, ao que cremos, vir mostrar o que valia à sede do distrito. De Sernancelhe sabemos nós serem excelentes as martaínhas e genial o Escritor Aquilino Ribeiro que a […]

  • 8:52 | Quarta-feira, 29 de Junho de 2016
  • Ler em 2 minutos

O número 2 da autarquia viseense desceu um dia de Sernancelhe para, depois de aí lançado na política partidária pelo ex-presidente da autarquia local, José Mário Cardoso, ao que cremos, vir mostrar o que valia à sede do distrito.
De Sernancelhe sabemos nós serem excelentes as martaínhas e genial o Escritor Aquilino Ribeiro que a Terra aí viu nascer. Não esperávamos tanto de Joaquim Seixas e porém, não tem deixado de nos surpreender, este professor, discreto, cinzento mas proficuamente activo e estrategicamente sabedor..
De uma sua passagem pelo IPV – há muito conhecido “laranjal” – até a uma imprevista e inusitadamente conquistada presidência da Segurança Social, a fulgurância ascensional de Seixas estava ditada. Nada mais o deteria.
Número 2 de Almeida Henriques no executivo camarário, eleito em única candidatura presidente da comissão política concelhia, talvez para suster a candidatura de Ruas em Outubro de 2017 e amparar a continuidade do “chefe Almeida”, Seixas vai singrando na lídima missão do partidarismo local, sendo até possível que, em tempo político favorável, ainda venha a chegar a secretário de Estado de qualquer coisa, com tal élan.
Porém, desta feita, Seixas surpreendeu-nos superando-se ao pôr cá fora a nova e fundamental medida do “kit de limpeza para a higiene urbana de animais de companhia“, numa quase inédita e quase original campanha que tem por lindo mote “O que é que o seu cão diz de si?”, numa iniciativa que visa optimizadamente  “promover cuidados de limpeza de dejectos caninos em espaços públicos”, subordinada ao bonito macro tema, “Viseu amiga dos animais e donos dos animais amigos de Viseu”, surgido depois da publicação do , onde se acolhem, abatem e cremam canídeos e felídeos  capturados em vários concelhos por 45€ mais IVA e para a qual a CMV contribuiu ou vai contribuir com uma magnânima dotação de várias dezenas de milhares de euros.
Louvável iniciativa e enorme sentido cívico, o desta autarquia e do vereador Seixas.
Aliás, esta preocupação já nem é tão pioneira quanto isso, pois o senhor-ex-professor Diamantino, actual presidente da União das Freguesias de Viseu, já muito se tinha empenhado – e bem – na eliminação da “dog-shit” urbana. É um regedor zeloso e tal ninguém o ignora ao vê-lo passar na VW Passat de serviço, de olho atentíssimo a tudo que bule e agita a paz urbana. Ou quase…
Esta pode ser a primicial acção de fundo e fôlego do vereador Seixas, a quem, naturalmente por ignorância nossa, nenhum acto até agora conhecêramos de substantivo, muito mais dado à adjectividade fátua e oportuna da política de bastidores.
Esperamos ansiosos os resultados e passos sequentes desta tardia revelação que se reveste, decerto, de um grande alcance operativo em prol das macro linhas de acção autárquica deste executivo.

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial