O Grande Seixas e a grande medida: “O que é que o seu cão diz de si?”

por Paulo Neto | 2016.06.29 - 08:52

O número 2 da autarquia viseense desceu um dia de Sernancelhe para, depois de aí lançado na política partidária pelo ex-presidente da autarquia local, José Mário Cardoso, ao que cremos, vir mostrar o que valia à sede do distrito.

De Sernancelhe sabemos nós serem excelentes as martaínhas e genial o Escritor Aquilino Ribeiro que a Terra aí viu nascer. Não esperávamos tanto de Joaquim Seixas e porém, não tem deixado de nos surpreender, este professor, discreto, cinzento mas proficuamente activo e estrategicamente sabedor..

De uma sua passagem pelo IPV – há muito conhecido “laranjal” – até a uma imprevista e inusitadamente conquistada presidência da Segurança Social, a fulgurância ascensional de Seixas estava ditada. Nada mais o deteria.

Número 2 de Almeida Henriques no executivo camarário, eleito em única candidatura presidente da comissão política concelhia, talvez para suster a candidatura de Ruas em Outubro de 2017 e amparar a continuidade do “chefe Almeida”, Seixas vai singrando na lídima missão do partidarismo local, sendo até possível que, em tempo político favorável, ainda venha a chegar a secretário de Estado de qualquer coisa, com tal élan.

Porém, desta feita, Seixas surpreendeu-nos superando-se ao pôr cá fora a nova e fundamental medida do “kit de limpeza para a higiene urbana de animais de companhia“, numa quase inédita e quase original campanha que tem por lindo mote “O que é que o seu cão diz de si?”, numa iniciativa que visa optimizadamente  “promover cuidados de limpeza de dejectos caninos em espaços públicos”, subordinada ao bonito macro tema, “Viseu amiga dos animais e donos dos animais amigos de Viseu”, surgido depois da publicação do nosso artigo sobre o Canil Intermunicipal das Rãs, onde se acolhem, abatem e cremam canídeos e felídeos  capturados em vários concelhos por 45€ mais IVA e para a qual a CMV contribuiu ou vai contribuir com uma magnânima dotação de várias dezenas de milhares de euros.

Louvável iniciativa e enorme sentido cívico, o desta autarquia e do vereador Seixas.

Aliás, esta preocupação já nem é tão pioneira quanto isso, pois o senhor-ex-professor Diamantino, actual presidente da União das Freguesias de Viseu, já muito se tinha empenhado – e bem – na eliminação da “dog-shit” urbana. É um regedor zeloso e tal ninguém o ignora ao vê-lo passar na VW Passat de serviço, de olho atentíssimo a tudo que bule e agita a paz urbana. Ou quase…

Esta pode ser a primicial acção de fundo e fôlego do vereador Seixas, a quem, naturalmente por ignorância nossa, nenhum acto até agora conhecêramos de substantivo, muito mais dado à adjectividade fátua e oportuna da política de bastidores.

caolow

Esperamos ansiosos os resultados e passos sequentes desta tardia revelação que se reveste, decerto, de um grande alcance operativo em prol das macro linhas de acção autárquica deste executivo.