Autárquicas – Viseu … uma sondagem a preceito

A 26 de Setembro, com os resultados finais, os viseenses avaliarão da pertinência e oportunidade desta "pesquisa" ou do seu despropósito e oportunismo.

Tópico(s) Artigo

  • 9:15 | Quinta-feira, 09 de Setembro de 2021
  • Ler em 2 minutos

Uma plataforma de comunicação local encomendou uma sondagem acerca das eleições autárquicas de 26 de Setembro.

Através dela ficámos a saber que o PSD vence com 45,9% e o PS se fica pelos 22,5%, havendo 11,8% dos eleitores que ainda têm dúvidas em quem votar. O que daria uma vitória laranja com 6-3 vereadores eleitos. Ou seja, ficaria tudo como dantes.

Em 2013, o PSD, com a primeira candidatura de Almeida Henriques, ganhou com 46,37% dos votos ao candidato do PS, José Junqueiro, que obteve 26,84%.


 

 

Em 2017, com a segunda candidatura de Almeida Henriques, o PSD ganhou com 51,74% dos votos à candidata do PS, Lúcia Silva, que obteve 26,46%.

 

 

Isto dito e face à sondagem supra referida, Ruas obterá menos 5,84% dos votos face ao resultado de Almeida Henriques em 2017 e Azevedo obterá menos 3,96% dos votos face ao resultado de Lúcia Silva.

Esta sondagem favorável ao PSD, deixa no número de indecisos — 11,8% — o seu “escape” de honra para eventuais margens de erro.

A serem os números da sondagem fidedignos e não pondo em causa a natural integridade processual da empresa a quem foi encomendada, com os 6 vereadores do PSD e os 3 do PS eleitos, ela mostra ainda que os outros 6 partidos concorrentes ficam muito longe de elegerem qualquer vereador. Será que a abstenção superior a 50% se vai também manter? E para que lado cairão os 11,8% putativos indecisos?

A 26 de Setembro, com os resultados finais, os viseenses avaliarão da pertinência e oportunidade desta “pesquisa” ou do seu despropósito e oportunismo.

Para uma coisa decerto servirá… para dar sossego a Ruas e desassossego aos outros sete candidatos, aos quais deverá conceder alento e estímulo para contrariar as tendências projectadas.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Editorial