As minhas Páscoas…

  Quando eu era miúdo a Páscoa era quase tão esperada como o Natal. Eu vivia no Sátão às espaldas da igreja Matriz e a preparação da Semana Santa era para mim um vizinho Mistério. Aquele Cristo que estava todo o ano deitado por baixo do altar, escondido, emergia num roxo dolorosíssimo e, em seu redor, […]

  • 20:47 | Domingo, 20 de Abril de 2014
  • Ler em 2 minutos

 
Quando eu era miúdo a Páscoa era quase tão esperada como o Natal. Eu vivia no Sátão às espaldas da igreja Matriz e a preparação da Semana Santa era para mim um vizinho Mistério. Aquele Cristo que estava todo o ano deitado por baixo do altar, escondido, emergia num roxo dolorosíssimo e, em seu redor, falava-se num sussurro. Tudo era um drama aos olhos de uma criança de 8 anos que olhava deslumbrado e atemorizado e curioso para todos aqueles atavios…
 
Depois, rapazola, a Páscoa era uma correria de dia inteiro, atrás do Senhor Padre Albano e do Grilo sacristão com uma esvoaçante opa roxa e branca, campainha numa mão e cruz à tiracolo a entrar em todos os lares. Iam levar a boa nova. Cristo ressuscitara e ia de casa em casa dizer: “Eu estou aqui!” Atrás, a ganapada corria e esperava a fatia de bolo, a mão cheia de amêndoas e a Cruz para beijar. Beijávamos 600 ou 700 vezes os pés do Senhor…
 
Os dezassete anos e o grupo de amigos, sornentos, à espera que o Cónego  Albano (tinha sido entretanto promovido) passasse para entrarmos de rompão e atacarmos nas casas dos amigalhaços o presunto, a chouriça, o salpicão, o queijo da Serra tudo enrolado com dois quartilhos de palheto do melhor que havia por terras do Dão. Ao fim do dia, era uma graça divina, se adregássemos com a nossa casa ou se alguma alma caridosa nos indicava o caminho pelo braço…
 
Hoje, a Páscoa é um dia igual aos outros. Desaparecidos os rituais e a alegria e mistério da infância e adolescência, deslocalizados para uma cidade onde tudo se perdeu, a Páscoa é um dia para descansar, escrever, ler um livro, tirar umas fotografias, ouvir música. Um domingo igual aos outros domingos do ano… Tenho pena de ter perdido as minhas Páscoas de outrora.

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial