A Lição de Braga para o mau aluno de Viseu

Hoje, a 15 de Fevereiro de 2021. Viseu viu todos os desideratos “por um canudo”. Nada faltou em recursos materiais para que tudo fosse feito. Estoiraram-se milhões de euros. O resultado foi um total flop. Os milhões compram muita coisa. Mas a competência do saber-fazer não está à venda.

Tópico(s) Artigo

  • 11:12 | Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2021
  • Ler em 2 minutos

Braga foi eleita o Melhor Destino Europeu para visitar em 2021, com 109.902 votos net. A distinção foi conseguida à frente de cidades como Roma, Paris, Viena.

Este troféu foi alcançado por mérito e competência de um profícuo trabalho de vários parceiros, encabeçados pela autarquia, visando uma afirmação internacional da marca Braga.

Braga foi o destino preferido por turistas da Inglaterra, Brasil, França, EUA. Até o Vaticano votou em Braga.


Desta forma, Braga foi colocada no pico mais alto do turismo europeu, prevendo-se que, mau grado a pandemia e na expectativa da sua ultrapassagem, possa atrair um número imenso de milhões de viajantes.

Em 2013, Almeida Henriques no seu programa, tinha também uma “Visão de Futuro” para Viseu que iria ser “Uma Comunidade com uma voz liderante na Região e no País. Uma Cidade-Região”, que nem a CIM Dão Lafões, ali sediada em Tondela, conseguiu liderar…

Em 2016, criou-se a VISEU MARCA “associação de marketing territorial e de branding de Viseu”, por iniciativa do Município de Viseu e da AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu. “A VISEU MARCA nasceu para criar competências locais e regionais de marketing territorial, contribuindo para promover e valorizar a marca da cidade e região, os seus atributos turísticos, os seus talentos humanos criativos e grandes acontecimentos culturais e económicos, como a Feira de São Mateus, que gere e organiza desde a sua fundação.”

Depois, em 2017, no segundo mandato, Viseu iria ser candidata aos plurais troféus internacionais em disputa.

Hoje, a 15 de Fevereiro de 2021. Viseu viu todos os desideratos “por um canudo”. Nada faltou em recursos materiais para que tudo fosse feito. Estoiraram-se milhões de euros. O resultado foi um total flop. Os milhões compram muita coisa. Mas a competência do saber-fazer não está à venda.

Viseu não é a melhor cidade para viver porque se fazem uns cartazes com essa frase escrita e se propagandeia tal na imprensa “benévola”. Viseu não é património da humanidade porque alguém sonhou com isso. Viseu não é capital da cultura porque alguém desejaria que o fosse. Viseu não é um polo de atração turística porque se gastaram rios de dinheiro, em revistas, a dizer que era melhor que todas as outras cidades.

Que Almeida Henriques ponha os olhos em Braga e daí tire lições. Braga que se propõe, com factos e não com retóricas ocas, a ser a Capital Europeia da Cultura 2027.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Editorial