A cosmética da mentira

Nas conversações, Labrov reitera o desejo russo de manter as conversações de paz, mas fá-lo deixando a pairar no ar ameaça de uma III Guerra Mundial: "O perigo é sério, é real, não podemos subestimá-lo".

Tópico(s) Artigo

  • 18:17 | Quarta-feira, 27 de Abril de 2022
  • Ler em 2 minutos

“Quando o conservadorismo aumenta, quando o fanatismo tece a sua teia numa sociedade, passamos a vida a mentir.”

Slimani, L. “O perfume das flores à noite”, Alfaguara, 2022

 


Nas conversações tidas entre António Guterres, Labrov e Putin, a mentira calou sempre a argumentação do secretário-geral da ONU.

Insistiu sempre na teoria da não invasão da Ucrânia pelas tropas russas, antes a apelidando de “operação militar especial”, ao qual Guterres retorquiu, e bem: “não há tropas ucranianas na Rússia, mas há tropas russas na Ucrânia”. Contudo, aquele que não quer ver é pior do que um cego e Putin e sua trupe não se afasta um milímetro do cenário congeminado, mesmo se este não passa de uma mera ilusão de óptica, mesmo se este é apenas uma falaciosa fachada para manter as aparências e tentar dar justificação aos cruéis crimes cometidos.

Nas conversações, Labrov reitera o desejo russo de manter as conversações de paz, mas fá-lo deixando a pairar no ar ameaça de uma III Guerra Mundial: “O perigo é sério, é real, não podemos subestimá-lo”.

É adepto dos corredores humanitários, mas manda a tropa impedi-los.

Sobre Zelensky,  Labrov, o ventríloquo do regime, afirma taxativo:

“É um bom ator (…), se olhar com atenção e ler atentamente o que ele diz, encontrará mil contradições”. Claro que não se acha bom actor nem ao chefe czar. Tão pouco consegue entrever quaisquer contradições no que afirma, para “media ouvir”, mesmo que o restante mundo livre e democrático as vislumbre com clareza.

Estamos perante o que Barthes apodou de vocabulário “puramente axiomático. O que quer dizer que não tem nenhum valor de comunicação, mas apenas de intimidação (…) De um modo geral, é uma linguagem que funciona essencialmente como um código, isto é, em que as palavras têm uma relação nula ou contrária ao seu conteúdo.” *

Os políticos deste atribulado mundo descobriram a mentira delicodoce para recobrir a sordidez dos seus actos com um inocente verniz cosmético. E fazem-no porquê? Porque ainda há quem neles acredite.

 

 

·        Barthes, R. – “Mitologias”, edições 70, 1978.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Editorial