A condessa grega

Um dia soube que uma grande amiga de minha avó materna esteve para nele embarcar, e que só não fez a viagem fatídica por um conjunto de circunstâncias que agora não sei recordar.

  • 13:48 | Sexta-feira, 06 de Janeiro de 2017
  • Ler em < 1

Li uma notícia sobre o Titanic que sugere que o seu afundamento possa ter estado relacionado com um incêndio durante a fase de construção. Tudo isto me lembrou o obstinado fascínio que o navio operado pela White Star Line sempre me exerceu em miúdo.

Um dia soube que uma grande amiga de minha avó materna esteve para nele embarcar, e que só não fez a viagem fatídica por um conjunto de circunstâncias que agora não sei recordar. O que interessa é que não descansei até ser levado junto desta minha nova heroína. E assim se realizou esse encontro, o primeiro de muitos, aliás.

A minha nova amiga era, de facto, uma condessa grega, que morava na Rua Braamcamp. Nunca lhe soube o nome, e sempre a tratei por Condessa. Lembro-me da primeira visita, a mais impactante: a subida num elevador com cadeira em cabedal, e eu quase como um pequeno plebeu a ascender à primeira classe do Titanic. E a entrada no seu apartamento, um onirismo que só tinha vislumbrado em alguns filmes, um apetrecho de salas e salas de uma beleza viscontiana. O jantar numa mesa sem fim, a descoberta de uma fruta seca com o insólito nome de “pistachio” e o encanto de uma bela senhora octogenária com um sotaque ligeiramente afrancesado, juro-vos que nessa noite naveguei no Titanic e que fui finalmente um pequenino lorde, deserdando por algumas horas os valores republicanos tão fielmente herdados da minha família.


Terminou o jantar como acabam todos os bons sonhos. Mas graças a uma condessa grega e aos seus jantares percebi que os transatlânticos podem navegar no meio das cidades mesmo que tenham desaparecido nas águas geladas do Atlântico Setentrional.

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Cultura