A Associação All4Integrity anuncia os nomes finalistas para o Prémio Tágides 2025: pessoas que inspiram no combate à corrupção.
De acordo com o Regulamento e depois de identificados os nomes selecionados, o júri procedeu à respetiva avaliação, tendo apurado os nomes finalistas nas seguintes categorias:
Iniciativa Empresarial, Iniciativa Jovem, Iniciativa Política, Iniciativa Portugal no Mundo, Projeto de Investigação e Projeto da Sociedade Civil e Iniciativa Local.
Os vencedores serão conhecidos na cerimónia de entrega do Prémio Tágides 2025, que terá lugar no dia 12 de março, no Centro Cultural de Belém, às 17h30.
INICIATIVA EMPRESARIAL
Nomes finalistas: Lisbon Poject, European Observatory of Whistleblowing in Academia, Sónia
Mota.
INICIATIVA JOVEM
Nomes finalistas: Diogo Santana Lopes, Inês Bichão, José d’ Assis Cordeiro.
INICIATIVA POLÍTICA
Nomes finalistas: Ana Sofia Antunes, António José Seguro, Luís Guimarães de
Carvalho, Miguel Morgado, Pedro Caldeira Santos.
INICIATIVA PORTUGAL NO MUNDO
Nomes finalistas: Francesco Marconi e Mariana van Zeller.
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
Nomes Finalistas: António Maia, Gustavo Gouvêa Maciel, Inês Bichão, Luís Guimarães
de Carvalho, Patrick de Pitta Simões.
PROJETO DA SOCIEDADE CIVIL
Nomes finalistas: Carlos Alexandre, Jorge Rosado, Miguel Carvalho, Susana Garrett
Pinto.
INICIATIVA LOCAL
Nomes Finalistas: Ana Sofia Antunes, Daniela Marques Faria, Lisbon Poject, Jorge
Rosado.
Sobre o Prémio Tágides:
Criado em 2021, o Prémio Tágides é promovido anualmente pela Associação All4Integrity com o objetivo de, por um lado, identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, trabalhos e/ou iniciativas de pessoas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade e na prevenção e combate à corrupção; por outro lado, promover a sociabilização de todos os cidadãos com o fenómeno da corrupção, a colaboração entre a sociedade civil e a disseminação de formas prevenção.
A 1ª edição, contou com um júri, composto por 35 elementos, nomeadamente Sandra Felgueiras, Conceição Zagalo, José Ribeiro e Castro, Paula Roque e Sérgio Ribeiro como presidentes do júri.
A Cerimónia de entrega do Prémio realizou-se no dia 15 de dezembro de 2021 no auditório da Fundação Champalimaud tendo
sido premiados Maria José Morgado (Iniciativa Política e Projeto de Investigação), Joana Marques Vidal (Projeto da Sociedade Civil) e Rui Nabeiro (Iniciativa Empresarial), tendo também sido atribuída uma menção honrosa a Rui Pinto.
A 2ª edição do Prémio Tágides teve como presidentes do júri Ana Carla Mendes, Joana Marques Vidal, Mário Parra da Silva, Vicente Valentim e José Vera Jardim, respetivamente, para o Projeto de Investigação, Projeto da Sociedade Civil, Iniciativa
Empresarial e Iniciativa Jovem e Iniciativa Política. A Cerimónia de entrega do Prémio realizou-se no dia 16 de dezembro de 2022 no auditório da Fundação Oriente tendo sido premiados Helena Roseta (Iniciativa Local), Eduardo Figueiredo (Iniciativa Jovem), João Cravinho (Iniciativa Política), José António Cerejo (Projeto de Investigação) e Luís Rosa (Projeto da Sociedade Civil).
A 3ª edição, contou com a Laurinda Alves como respetiva diretora, e premiou, no dia 11 de dezembro de 1013, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, a Whistleblower Software ApS, Filipe Teles, Miguel Poiares Maduro, João Crisóstomo,
Carla Castelo, António Maia e Arlindo Consolado Marques.
A 4ª edição premiou a 16 de dezembro de 2024, na Fundação de Serralves, André Villas-Boas, Francisco Cordeiro de Araújo, Jorge Moreira da Silva, Alexandra Jorge, António Delicado, João Ribeiro-Bidaoui e António Garcia Pereira.