II Jornadas Gerontológicas – Cuidados Diferenciados na 3.ª Idade

O evento dá especial enfoque aos cuidadores formais e informais, refletindo sobre a forma como podem ser apoiados e protegidos, de modo a continuarem a prestar cuidados de qualidade.

Tópico(s) Artigo

  • 15:10 | Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2026
  • Ler em 2 minutos

No próximo dia 27 de fevereiro de 2026, o Auditório do Seminário Maior acolhe as II Jornadas Gerontológicas – Cuidados Diferenciados na 3.ª Idade | Capacitar para Cuidar, uma iniciativa dedicada à reflexão, sensibilização e partilha de boas práticas em torno do envelhecimento, dos cuidados prestados à população sénior e, em particular, dos cuidadores.

Num contexto de profundas transformações demográficas, em que o envelhecimento da população assume um papel cada vez mais central na sociedade, estas Jornadas pretendem criar um espaço aberto de diálogo e aprendizagem, acessível ao público em geral, promovendo uma maior consciência sobre a importância de cuidados diferenciados, humanizados e ajustados às reais necessidades das pessoas idosas.

O evento dá especial enfoque aos cuidadores formais e informais, refletindo sobre a forma como podem ser apoiados e protegidos, de modo a continuarem a prestar cuidados de qualidade.

A comissão organizadora preparou um programa de elevada qualidade, que reunirá especialistas e profissionais de diversas áreas — social, saúde, direito, psicologia, entre outras — proporcionando momentos de reflexão, partilha de experiências e aprofundamento de conhecimentos, sempre com uma abordagem clara, próxima e acessível.


Existe uma preocupação central na transmissão de boas práticas, destacando-se ainda um painel que contará com a reflexão de uma enfermeira, ex-deputada da Assembleia da República, autora de vários livros e criadora do blog «A Mãe Imperfeita», reconhecida influenciadora da área da saúde nas redes sociais.

Mais do que um encontro técnico, as II Jornadas Gerontológicas afirmam-se como um espaço de encontro entre gerações, saberes e perspetivas, reforçando a necessidade de colocar a pessoa idosa no centro das respostas sociais e de saúde, com dignidade, respeito e qualidade de vida, sem esquecer a atenção e o cuidado de quem cuida.

Assim, pelo segundo ano consecutivo, o Centro Social Paroquial de Rio de Loba afirma-se na vanguarda científica e prática, através da realização deste evento e marcando Viseu no mapa das boas práticas nesta área.

A participação é aberta a todos os interessados, convidando a comunidade a envolver-se ativamente num tema que diz respeito a cada um de nós, hoje e no futuro.-

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora