Este inverno, os melhores sabores, saberes e sons do Dão têm encontro marcado no Mercado 2 de Maio

Ao longo destes três dias, o Mercado veste-se a preceito e transforma-se numa praça dedicada à gastronomia e vinhos do Dão. Estarão presentes 15 produtores/Quintas da região e 4 Chefs de cozinha de renome.

  • 16:02 | Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026
  • Ler em 2 minutos

Evento “Dão no Mercado – Edição de Inverno” terá lugar entre os dias 30 de janeiro e 1 de fevereiro.

Produtores de vinhos do Dão, Chefs locais de renome, artistas e grupos musicais viseenses juntam-se para um fim de semana que celebra o melhor do território

Entre os dias 30 de janeiro e 1 de fevereiro, o Mercado 2 de Maio reforça a sua vocação como ponto de encontro privilegiado no Centro Histórico de Viseu, ao acolher o evento “Dão no Mercado – Edição de Inverno”. A iniciativa resulta de uma organização conjunta entre o Município de Viseu, a Junta de Freguesia de Viseu e a Viseu Marca.


Ao longo destes três dias, o Mercado veste-se a preceito e transforma-se numa praça dedicada à gastronomia e vinhos do Dão. Estarão presentes 15 produtores/Quintas da região e 4 Chefs de cozinha de renome.

Viseenses e visitantes poderão experimentar, nos restaurantes pop-up que ali irão nascer, sabores confecionados pelos Chefs Luís Almeida (Palace Restaurante), Hugo Marques (100 Papas na Língua/Grupo Pruvor), Guilherme Calheiros (Restaurante Château) e Inês Beja. A acompanhar, excecionais castas e néctares vínicos: João Cabral de Almeida Vinhos, Quinta dos Carvalhais, Casa da Passarella, Pedra Cancela, Niepooort, Vizinho Vinhateiro, Morais Leitao Vineyards, Quinta de Lemos, Quinta dos Monteirinhos, Mira do Ó Vinhos, Código Wines, Quinta da Toboadella, Quinta da Alameda, Quinta do Perdigão e Chão da Quinta.

O “Dão no Mercado” promete apurar os sentidos, aguçar paladares e convidar a desfrutar da boa música – ou até mesmo de um passo de dança.

O cartaz musical conta com nomes como Pedro Duvalle, o saxofonista Tiago Taborda e o Duo Vaz Paulo. O Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão, com o Duo de Acordeão (Nuno Silva) e Saxofone (José Magalhães), e o Coro Mozart brindarão o público com os seus repertórios e o palco receberá, ainda, a banda The Stage, vencedora do Concurso municipal “Sons à Solta 2025”.

As noites de sexta-feira e sábado desafiarão ao convívio entre famílias e amigos, com as Dão Party, seja com o DJ Nuno Batista ou com uma viagem musical aos anos 80 e 90, pelo DJ MixGroove.

Para os apaixonados pelos vinhos do Dão, ou até mesmo aqueles menos conhecedores dos seus aromas e sabores, o evento propõe provas de vinho comentadas, no final da tarde de sábado, dia 31 de janeiro.

A iniciativa “Dão no Mercado” visa dinamizar o Mercado 2 de Maio e o Centro Histórico, promovendo e valorizando a marca Dão, a sua gastronomia e os seus vinhos, mas também os seus protagonistas – Chefs e produtores. Simultaneamente, pretende envolver agentes culturais, comerciantes e toda a comunidade neste desígnio, apelando à participação coletiva e consolidando o sentimento de pertença, afirmando Viseu como um concelho vivo, criativo e profundamente ligado à sua identidade.

A AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a CVR Dão – Comissão Vitivinícola Regional do Dão são parceiros da iniciativa.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora
3