Natação – Académico em grande no Torneio Turbo de Formação

Foram vinte e seis os pódios conquistados pelos nadadores do Académico e Viseu, dos quais dez foram vitórias individuais.

Tópico(s) Artigo

  • 14:33 | Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025
  • Ler em 2 minutos

Teve lugar nas piscinas de Castro Daire o primeiro Torneio “Turbo” de Formação, da ANCNP, onde o Académico se fez representar por 24 nadadores. A prova foi disputada por atletas Cadetes A e Infantis, marcando presença à competição 227 nadadores, em representação de um total de 16 Clubes.

O destaque em vitórias vai para Maria Miguel Lopes, que fez o pleno, vencendo todas as provas que nadou, 100 Bruços, 200 Estilos e 200 Livres. Salomé Figueiredo foi também uma repetente no primeiro posto do pódio, com as vitórias nos 200 Estilos e 100 Bruços, desta feita, em Cadetes. Mas provas de Mariposa os Academistas também triunfaram, com as vitórias de Filipa Dias, nos 200 metros e Lourenço Pereira nos 100. Destaque ainda para Santiago Ferreira que venceu os 100 metros Bruços, em Cadetes, prova que teve a curiosidade de ter um pódio 100% Academista, com Martim Oliveira no segundo posto e Afonso Antunes no lugar de Bronze.. Nos 200 metros Costas o grande vencedor foi Rodrigo Morais, assumindo também protagonismo, pelos Viseenses vários atletas com pódios. Foram eles Leonor Coelho, Eva Gonçalves, Matilde Fernandes, Marta Meireles, Inês Martins, Manuel Fonseca e Duarte Fernandes. nota ainda para a vitória de Martim Oliveira, nos 100 Costas, já no decorrer da última jornada, em Cadetes.

Foi um fim de semana muito produtivos, com vitórias, recordes pessoais, grandes prestações e muito Académico no pódio. Os nadadores Academistas voltam a Castro Daire já na próxima semana, para disputar o oitavo torneio de Cadetes daquela cidade.

 


 

 

Académico apurado para duas finais do nacional de Juniores e seniores

O Académico foi a Leiria disputar o Nacional de Piscina Curta, que decorreu entre os dias 13 e 16 de dezembro, onde estiveram 445 nadadores e 75 Clubes.

Os Academistas conseguiram apurar para as finais das provas de Costas, 100 e 200, João Vitória, que rodou pela primeira vez abaixo do minuto, na peça de 100 Costas, com o crono de 59.91s. Madalena Figueira tentou o apuramento para a final de 100 Estilos, falhando o apuramento por três lugares, ficando pelas eliminatórias, com o tempo de 1.08.43s, ficando empatada com a atleta Sénior do SLBenfica, Matilde Lopes

No próximo dia 18 os nadadores Academistas irão marcar presença no “Jantar de Natal” dos Academistas, que se vão realizar na Expocenter.

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora
4