Conferência ANCEVE “O sector do vinho Português está preparado para enfrentar os desafios do futuro?”

O Mundo mudou, os hábitos de consumo também, o Enoturismo já representa 20% das vendas de vinho em Portugal, o clima está em constante alteração. O controlo e a fiscalização vitivinícola estão na ordem do dia. As campanhas anti-álcool são cada vez mais agressivas.

Tópico(s) Artigo

  • 17:59 | Sábado, 13 de Dezembro de 2025
  • Ler em 2 minutos

Conferência ANCEVEO sector do vinho Português está preparado para enfrentar os desafios do futuro?“, na Aula Magna da Universidade Portucalense – Porto – 16 de Dezembro de 2025, pelas 14h30m.

A ANCEVE – Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas organiza uma Conferência, no próximo dia 16 de Dezembro, pelas 14h30m, na Aula Magna da Universidade Portucalense, sita na Rua Dr. António Bernardino de Almeida, n.º 541/619 4200-072 Porto https://www.upt.pt/contactos/ subordinada aos seguintes temas de grande actualidade e que muito preocupam a fileira vitivinícola :

O Mundo mudou, os hábitos de consumo também, o Enoturismo já representa 20% das vendas de vinho em Portugal, o clima está em constante alteração. O controlo e a fiscalização vitivinícola estão na ordem do dia. As campanhas anti-álcool são cada vez mais agressivas.
O sector do vinho Português está preparado para enfrentar os desafios do futuro?


Na última década, o vinho tem tido uma história de sucesso, com as exportações a aumentarem em valor.

Apesar do seu contributo para o PIB, a fileira enfrenta no entanto desafios significativos, face à quebra e alterações dos padrões de consumo, à instabilidade do contexto internacional, à dificuldade em conseguir aumentar o valor acrescentado, à deficiente remuneração dos viticultores, aos apelos constantes às destilações de crise e aos negócios por elas proporcionados, ao controle relativo ao trânsito de vinhos, às reclamações sobre as deficiências da fiscalização, à problemática em redor do arranque de vinhas, ao futuro do Programa VITIS e a tantas outras variáveis que evoluem a uma velocidade estonteante.

O sector também regista dificuldades de produção e colheitas cada vez mais imprevisíveis, devido às alterações climáticas, a que acrescem os novos problemas surgidos com os seguros de colheitas.

O sector vitivinícola deve assim adaptar-se a estas novas realidades e o enquadramento político acompanhar essa transição, desta forma se assegurando a continuidade do caminho de sucesso.

O IVV- Instituto da Vinha e do Vinho e a CVR Alentejana têm novas Direcções e estão agendadas eleições para outras CVR´s de referência.

O Enoturismo representa seguramente uma alavanca fundamental na dinamização das vendas e no fortalecimento das marcas.

Realizada após mais uma vindima difícil, a Conferência do dia 16 de Dezembro será um fórum de debate de todas estas questões, de onde deverão também sair algumas soluções.

Potenciaremos seguramente um debate sereno e construtivo, que possa trazer alguma luz aos tempos difíceis e desafiantes que atravessamos.

Participantes :

Mesa Redonda com…
o Inspector-Geral da ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Coronel Luís Filipe Cardoso Lourenço

o Presidente do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho, Engº Francisco Toscano Rico

a especialista em alterações climáticas Profª Helena Freitas (Professora Catedrática na área da Biodiversidade e Ecologia na Universidade de Coimbra)

o Presidente da CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Dr. Luís Sequeira

o Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Engº Pedro Soares

o produtor de grande sucesso Dr. José Luís Santos Lima Oliveira da Silva (Grupo Casa Santos Lima – Companhia das Vinhas / 24 empresas – presente em 7 Regiões (Lisboa, Açores, Algarve, Alentejo, Dão, Douro, Vinhos Verdes), onde vinifica, em adegas próprias, as uvas provenientes dos cerca de 725 hectares que possui no País e exportando para mais de 60 países nos 5 continentes.

e a Profª Bebiana Monteiro (ESEIG), especialista em Enoturismo moderada pelo jornalista Dr. António Freitas de Sousa (Jornal Económico)

A mesa redonda será seguida de debate.

Key note speaker : Alocução sobre Geopolítica pelo Senhor Embaixador António Martins da Cruz, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora
4