O primeiro Grande Leilão da Bordallo Pinheiro terá lugar a 22 de novembro, às 16h, numa parceria com a prestigiada Cabral Moncada Leilões.
A iniciativa destina-se a reunir, junto de colecionadores e do público em geral, peças que se destaquem pela sua antiguidade, raridade e relevância artística.
O evento tem início no dia 20 de novembro, com a exposição de todas as peças a leilão, patente no espaço da Cabral Moncada Leilões, estando, desde já aberta a licitação online, no site da leiloeira (em www.cml.pt), até 22 de novembro, às 16h.
O I Grande Leilão da Bordallo Pinheiro conta com 153 peças de várias épocas da marca, representativas da sua criatividade e irreverência ao longo do tempo. Entre as obras em destaque figuram o icónico Escarrador – Agiota (1908-1920), a Bilha com Pegas (1884-1905), sob direção artística de Rafael Bordallo Pinheiro, Prato Decorativo – Maçãs (1908-1920) sob direção artística de Manuel Gustavo Bordallo Pinheiro e o emblemático Figo de Paula Rego (1935-2022), peças que espelham a mestria e a vitalidade artística que sempre caracterizaram a Bordallo Pinheiro.
Além de todos os interessados poderem assistir presencialmente ao leilão, existe também a possibilidade da participação online, através do site da leiloeira. Toda a operação relacionada com este leilão é da responsabilidade da Cabral Moncada Leilões, e todas as condições e informações encontram- se disponíveis em www.cml.pt.

SOBRE A BORDALLO PINHEIRO
A Cabral Moncada Leilões é uma leiloeira especializada em Antiguidades e Obras de Arte e Arte Moderna e Contemporânea, desenvolvendo a sua atividade em duas áreas principais: Leilões – Presenciais e Online – e Avaliações; e duas complementares: Peritagens e Consultadoria. Recentemente criou a Academia Cabral Moncada Leilões, que tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento e partilha de competências no âmbito das Artes Decorativas e do Mercado de Arte em Portugal.
A aquisição da empresa por parte do Grupo Visabeira em 2009 resgatou esta herança de enorme valor, assegurando a continuidade de uma empresa de destacada notoriedade artística que se confunde com o património cultural nacional. Utilizando ainda grande parte das técnicas centenárias na reprodução dos modelos, a fábrica prossegue hoje a recuperação do riquíssimo e vastíssimo legado bordalliano e, animada pelo mesmo espírito pioneiro que lhe deu origem, cria produtos contemporâneos, reforçando a sua ligação a artistas de renome da arte contemporânea e alicerçando o seu prestígio nos diversos mercados em que marca presença. Nomes como Claudia Schiffer, VHILS, Estúdio Campana, Nini Andrade, Joana Vasconcelos, Paula Rego, Maria Lynch, Vik Muniz e Pedro Cabrita Reis, entre outros, dão continuidade ao espírito e trabalho de Raphael Bordallo Pinheiro, seja através de reinterpretações das suas obras, seja com obras próprias mas, marcadamente, inspiradas pelo legado que Raphael deixou.
Reconhecidas internacionalmente, as coleções da marca têm sido galardoadas com as mais altas distinções de design que premeiam o talento nesta área. Já fazem parte da história da Bordallo Pinheiro prémios como os German Design Awards, Iconic Awards e European Product Design Awards.
Atualmente, os principais mercados internacionais são a França, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Japão. A marca está disponível, online, à escala global, conquistando cada vez mais admiradores.
