Desde 2019, o número de explorações agrícolas em Portugal diminuiu 9,9%, passando de 290.229 para 261.497 explorações em 2023, de acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Apesar da redução no número de explorações, a dimensão média das quintas aumentou em 8,1% desde 2019, passando de 13,7 para 14,8 hectares por exploração. A Superfície Agrícola Útil (SAU) também diminuiu 2,6% neste período, com a perda de 102.785 hectares, evidenciando uma concentração de terras em explorações agrícolas de maior dimensão.
Segundo o INE, em Portugal, 93,2% das explorações agrícolas são geridas por produtores individuais, que controlam 56,0% da SAU. As empresas agrícolas, que representam 6,2% das explorações, gerem 39,5% da SAU, correspondendo portanto a explorações de maior dimensão.
Cocampo: a solução digital para o mercado agrícola português
Neste contexto, e após o sucesso alcançado em Espanha, a Cocampo, plataforma de anúncios de compra e arrendamento de propriedades rústicas, chega a Portugal como uma solução digital para o mercado imobiliário rural. O lançamento conta com uma oferta de mais de 3.000 terrenos rústicos, que representam cerca de 50.000 hectares à venda, com um valor total de 2,9 mil milhões de euros.
No seu catálogo, a plataforma disponibiliza uma variedade de quintas com diferentes finalidades, incluindo agrícola, pecuária, cinegética e recreativa, entre outras. Adicionalmente, oferece outros ativos rurais, como casas rurais.
Para reforçar a comunidade agrícola e manter os utilizadores informados, a plataforma incorpora a versão portuguesa do Cocampo Notícias. Neste espaço, são divulgados conteúdos sobre o mundo agrícola, tornando-se um ponto de referência para profissionais e entusiastas do campo.
Movida pela paixão pelo campo e pela inovação, a Cocampo adotou o lema: “Comprem terra, porque não se fabrica mais”, frase atribuída a Mark Twain. Assim, pretende ser a solução digital de que o mercado imobiliário rural português necessita.
Sobre a Cocampo
A Cocampo é uma start-up com o objetivo de impulsionar uma economia agrícola próspera e sustentável, facilitando o acesso à terra e a digitalização dos mercados rurais. Disponibiliza uma plataforma de anúncios de compra e arrendamento de quintas rústicas com mais de 2 milhões de hectares à venda, oferecendo uma ampla variedade de opções para compradores e vendedores, tanto em características como em tipologias de quintas, desde quintas de caça e de recreio até terrenos para explorações agrícolas e pecuárias.