Acontecimento literário que marcou a época da sua primeira edição pela Bertrand, em 1961, O Romance de Camilo marca o encontro de dois génios: Camilo Castelo Branco, o biografado, e Aquilino Ribeiro, o biógrafo.
Passadas seis décadas, a obra volta finalmente a estar disponível no mercado livreiro, numa edição inédita, apoiada pela Câmara Municipal de Braga, que reúne os três volumes há muito esgotados e um prefácio do especialista em teoria da literatura, José Cândido de Oliveira Martins.
No prefácio, José Cândido de Oliveira Martins contextualiza as palavras de Aquilino sobre o «Prometeu agrilhoado», mestre do romance. «Definitivamente, a par da existência bem irregular e atribulada deste “homem de má fama”, […] para a visão crítica do biógrafo Aquilino Ribeiro, o polígrafo escritor Camilo Castelo Branco era, ao mesmo tempo, um “homem de génio” na sua incansável faceta criativa: cultivou uma notável diversidade de géneros literários e afins, conjugando admiravelmente o dramático (“génio da tragédia”) e o cómico (por vezes de um “riso voltairiano”); a vasta cultura literária e a pulsão polémica (“mestre da descompostura”, na palavra de Eça); a manifesta pulsão dramática e a mordaz veia satírica; a quotidiana crónica jornalística e a atracção pela reflexão erudita; enfim, a herança romântica (tantas vezes parodiada) e um crescente realismo natural.»
A obra será apresentada em Braga, no dia 21 de Novembro, às 21h, na Capela Imaculada, no Espaço Vita, no âmbito do Festival Utopia.

REAÇÕES À OBRA
«Se muitos escritores são fiéis ao seu etos, nenhum o tem sido mais e melhor que Aquilino Ribeiro. Um dia, daqui a uma vintena de anos, quando o escritor já estiver adormecido, sob a lousa da glória – como é rijo e fero pode dizer-se isto à vontade sem choque psicológico –, ao relerem-se os milhares de laudas que vem escrevendo, encontrar-se-á vivo, nítido na sua corografia pitoresca, o retrato da nossa terra.»
Artur Portela
«A prosa de Camilo, como a prosa de Aquilino, são as grandes criações destes dois génios típicos, destes dois grandes expoentes de uma nacionalidade que há-de subsistir.»
João Gaspar Simões
«E, na verdade, não só a sua obra no-lo impõe como o nosso primeiro prosador contemporâneo, como a sua indefesa aplicação à mesa de trabalho o tornou no homem de letras português que mais intimamente vive da pena e para a pena.»
Vitorino Nemésio
SOBRE O AUTOR
Aquilino Ribeiro, Aquilino Ribeiro nasceu na Beira Alta, concelho de Sernancelhe, no ano de 1885, e morreu em Lisboa em 1963. Deixou uma vasta obra, na qual cultivou todos os géneros literários, partilhando com Fernando Pessoa, no dizer de Óscar Lopes, o primado das Letras portuguesas do século xx. Foi sócio de número da Academia das Ciências e, após o 25 de Abril, reintegrado, a título póstumo, na Biblioteca Nacional, condecorado com a Ordem da Liberdade e homenageado, aquando do seu centenário, pelo Ministério da Cultura. Em Setembro de 2007, por votação unânime da Assembleia da República, o seu corpo foi depositado no Panteão Nacional.
SOBRE O LIVRO
Género: Literatura / Biografias | Formato: 15 x 23,5 cm | Nº de páginas: 608 |
Data de lançamento: Novembro de 2025 | PVP: 22,20€| ISBN: 9789722550277