Autarquias: Lisboa, Almada, Loures, Gaia e Seixal lideram queixas e insatisfação dos munícipes

A motivar a insatisfação dos munícipes estão sobretudo problemas relacionados com: Segurança, Qualidade dos Serviços, Higiene Urbana, Habitação e Infraestruturas. 

Tópico(s) Artigo

  • 15:59 | Sexta-feira, 03 de Outubro de 2025
  • Ler em 2 minutos

Das mais de 7.400 reclamações registadas contra as autarquias do país, ao longo dos últimos quatro anos, a Câmara Municipal de Lisboa é que regista o maior número de queixas. No ranking das mais visadas seguem-se Almada, Loures, Vila Nova de Gaia e Seixal.

A motivar a insatisfação dos munícipes estão sobretudo problemas relacionados com: Segurança, Qualidade dos Serviços, Higiene Urbana, Habitação e Infraestruturas.

Quais são as autarquias do país que mais reclamações recebem? Quais as principais queixas dos cidadãos? Qual o nível de performance de resolução das autarquias? As questões motivaram um estudo do Portal da Queixa sobre a perceção e o nível de satisfação dos cidadãos em relação às Câmaras Municipais portuguesas.


Entre outubro de 2021 e 30 de setembro de 2025, foram registadas 7.475 reclamações, apresentadas pelos munícipes de norte a sul do país. As principais preocupações dos cidadãos refletem-se sobretudo em cinco áreas críticas:  Segurança (47,46% das queixas mencionam falta de segurança); Má qualidade dos serviços municipais (27,48%). Os casos reportam falhas no atendimento, demora na resolução de problemas, falta de transparência e incumprimento de horários. Seguem-se os Problemas com a Higiene Urbana (12,34%), onde os cidadãos denunciam casos de lixo acumulado na cidade, falta de manutenção dos espaços públicos e limpeza urbana.

Outros motivos incluem  problemas relacionados com Habitação (3,34%) e problemas de Infraestruturas e falta de acessibilidade (3%).

 

TOP 10 Câmaras Municipais mais reclamadas

No período analisado, as Câmaras Municipais que receberam mais queixas foram: Lisboa (22,54%); Almada (8,96%); Loures (4,46%); Vila Nova de Gaia (3,68%); Seixal (3,18%); Cascais (3,16%); Sintra (2,98%); Porto (2,54%); Matosinhos (2,20%) e Sesimbra (2,06%).

Apesar das reclamações, o estudo também destaca municípios com os índices de satisfação mais elevados, com base nos indicadores de performance de resolução e resposta das autarquias aos seus munícipes. A Câmara Municipal de Sesimbra lidera a lista com 85 pontos (em 100), seguida da Nazaré (83,4), Alcochete (82,5), Tavira (81,9) e Matosinhos (80,6).

Para Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa: “Estes dados refletem um desfasamento entre as expectativas dos cidadãos e a capacidade de resposta de muitas autarquias do país. A elevada percentagem de queixas relacionadas com a segurança indica que há falhas estruturais que impactam diretamente a qualidade de vida nas cidades. Por outro lado, os exemplos de municípios com bons índices de satisfação provam que é possível criar modelos de gestão mais próximos, eficientes e transparentes. O desafio é transformar estes casos de sucesso em referências para todo o país.”:

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora
1