No arranque do novo ano letivo 2025/26, a Associação Mente de Principiante – que atua no bem-estar, equilíbrio e desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais -, inicia uma nova parceria com o Pallco, um conservatório de dança e música do Porto. Focado no desenvolvimento de competências socioemocionais, o programa ‘Calmamente’ foi integrado no horário curricular das turmas de dança e vai impactar cerca de 100 alunos.
Este novo ano letivo marca para a Associação Mente de Principiante o arranque de um projeto piloto que vai abranger cerca de 100 alunos do ensino artístico, do 5.º ano até ao ensino secundário, com a implementação do programa Calmamente – Aprendendo a Aprender-se, centrado no desenvolvimento de competências socioemocionais.
O programa Calmamente será integrado no currículo semanal de todas as turmas de dança do PALLCO – Performing Arts School and Conservatory com o objetivo de ajudar os alunos a compreenderem-se melhor, desenvolverem empatia, fortalecerem a coesão de grupo e cultivarem resiliência – competências essenciais para o seu percurso artístico e para a vida em sociedade.
A parceria foi desenhada para perdurar nos próximos anos letivos, prevendo-se um alargamento progressivo e sustentado.
Sofia Marques dos Santos, Diretora Executiva do Pallco, sublinha a relevância desta colaboração: “No Pallco, acreditamos que a arte e a educação caminham lado a lado com o desenvolvimento humano. Por isso, esta parceria com a Associação Mente Principiante representa mais do que apenas uma nova disciplina: é um passo pioneiro na nossa missão de formar não só artistas, mas jovens mais conscientes de si mesmos e do mundo à sua volta. Como diretora do Pallco, vejo este projeto piloto como uma oportunidade única de ajudar os nossos alunos a crescerem não apenas tecnicamente, mas também como seres humanos completos. Ao ensinar os alunos a compreenderem-se melhor, a valorizarem a empatia e a coesão de grupo, estamos a preparar gerações que vão levar para a sociedade não só talento artístico, mas também resiliência e humanidade.”
Andreia Espain, presidente da Associação Mente de Principiante reforça o entusiasmo pela parceria: “Foi com grande entusiasmo que aceitamos este desafio do Pallco para sermos parceiros deste projeto em que as competências socioemocionais se cruzam com a arte. Implementar o nosso programa ‘Calmamente – Aprendendo a Aprender-se’ no Pallco, como parte integrante do currículo dos alunos de dança, representa um marco da maior relevância na promoção da empatia, da resiliência e da coesão de grupo contribuindo para a formação de artistas mais completos e cidadãos mais conscientes, mais equilibrados e consequentemente mais preparados para os desafios futuros. Estamos convictos de que este projeto inovador e pioneiro neste domínio marcará uma nova etapa na forma como pensamos a educação, não só na vertente técnica e artística mas também na sua dimensão humana.”
Ao longo do ano lectivo, as dinâmicas são diversas e serão trabalhadas semanalmente, dando aos jovens ferramentas para se conhecerem melhor, para se expressarem assertivamente e para se relacionarem de forma equilibrada e plena.
Sobre o Programa ‘Calmamente – Aprendendo a Aprender-se’
Implementado de forma institucional em diversas escolas no país, desde 2014, o programa já impactou mais de 10.000 alunos. Avaliado e validado cientificamente por uma entidade externa, obtém resultados excelentes e consistentes ao longo dos anos, resultado das metodologias inovadoras que contribuem para um ambiente educativo mais saudável, inclusivo e transformador. Em 2020, o programa foi selecionado como Academia Gulbenkian de Conhecimento pela Fundação Calouste Gulbenkian.