Mais de 90 atividades vão marcar a Noite Europeia dos Investigadores 2025 na Baixa de Coimbra

As 93 atividades são gratuitas e dirigidas a participantes de todas as idades, decorrendo no Largo da Portagem, na Rua Ferreira Borges, na Rua Visconde da Luz e na Praça 8 de Maio.

Tópico(s) Artigo

  • 18:11 | Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025
  • Ler em 2 minutos

A Noite Europeia dos Investigadores está de volta a Coimbra na próxima sexta-feira (26). Entre as 17h00 e as 00h00, vão decorrer 93 atividades na Baixa da cidade, dinamizadas por mais de 600 investigadores da Universidade de Coimbra (UC).

Além do aumento do número de atividades e do número de investigadores da UC envolvidos, a edição de 2025 da Noite Europeia dos Investigadores em Coimbra tem ainda outra novidade: cerca de 70 estudantes de doutoramento da UC vão partilhar com os participantes os seus objetos de estudo, durante a atividade “Objeto com Ciência”, que decorre durante todo o evento.

Esta rota de ciência é promovida pela UC – através do seu Instituto de Investigação Interdisciplinar – em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, contando com o envolvimento de cerca de 50 lojistas, que vão ter os seus espaços abertos durante todo o evento. A iniciativa conta também com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da União das Freguesias de Coimbra.

As 93 atividades são gratuitas e dirigidas a participantes de todas as idades, decorrendo no Largo da Portagem, na Rua Ferreira Borges, na Rua Visconde da Luz e na Praça 8 de Maio.


Ao longo do percurso, a população vai ter a oportunidade de conhecer os centros de investigação e laboratórios associados da UC, de todas as áreas do saber, e observar de perto a investigação que é feita diariamente na Universidade de Coimbra para dar resposta aos vários desafios societais através de experiências, performances, demonstrações, jogos e conversas com investigadores.

Esta iniciativa anual tem como missão central reforçar os laços entre a ciência e a sociedade, mostrando ao público de que forma cientistas de todas as áreas do saber procuram respostas para resolver problemas que impactam a vida das pessoas, em domínios como a saúde, o ambiente ou a economia.

A par de mostrar ao público como se faz investigação e o impacto que esta tem na vida das pessoas, a Noite Europeia dos Investigadores tem também a missão de demonstrar a importância das carreiras científicas, através de atividades que exemplificam, de forma simples e acessível, o papel determinante da ciência para a evolução societal e a forma como trabalham os cientistas em diferentes domínios do conhecimento. Pretende ainda criar oportunidades para a partilha de preocupações e expetativas sobre os desafios da atualidade entre cientistas e visitantes.

Também no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores tem decorrido ao longo do ano, em várias escolas de Coimbra, a iniciativa Researchers@School, que pretende aproximar a comunidade escolar da ciência, aumentando a literacia científica e sensibilizando para o papel da investigação na resolução de desafios globais.

Mais informações sobre o programa da Noite Europeia dos Investigadores em Coimbra estão disponíveis em https://noitedosinvestigadores.uc.pt/.

As atividades da Noite Europeia dos Investigadores são financiadas pelo Horizonte Europa através de um consórcio que junta nove parceiros em Portugal: a Universidade de Coimbra; a Universidade de Lisboa (através do seu Museu Nacional de História Natural e da Ciência); a Universidade Nova de Lisboa (através da sua Faculdade de Ciências e Tecnologia); o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril; a Câmara Municipal de Lisboa; a Escola de Ciências da Universidade do Minho; o Laboratório Ibérico Internacional; e a Universidade de Évora (através do Laboratório Hércules).

 

A programação prevista para as cidades de Braga, Évora e Lisboa está disponível em  https://noitedosinvestigadores.org/programas-locais/.

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora