Neste mês de Julho, em que se assinala o 140º aniversário de nascimento de Aristides de Sousa Mendes, da parte da Câmara Municipal de Carregal do Sal e da Sousa Mendes Foundation – US o Museu Aristides de Sousa Mendes recebe o primeiro Educators’ Institute dedicado ao estudo das Ações de Salvamento de Aristides de Sousa Mendes, de outros Justos entre as Nações e de outros atos de Resistência em tempo de guerra.
Até há dois meses, Mireille só sabia que tinha nascido em Paris e que a sua família tinha escapado através de Portugal. A história desconhecida de como a família Szajko encontrou refúgio em Portugal foi agora documentada e acrescentada ao portal da Sousa Mendes Foundation, incluindo a foto dos sapatinhos que a bebé Mireille usava em 1940.
Na terça-feira, 8 de Julho, de manhã, Mireille SzajkoTaub, que acabou de conhecer a sua ligação a Aristides de Sousa Mendes agora aos 87 anos, vai ser surpreendida ao assistir à colocação dos nomes da sua família no mural do Museu e vai contar a história de como sua família encontrou refúgio em Portugal aos demais participantes na presença do presidente da Câmara Municipal Paulo Catalino, da Diretora Executiva do Museu Joana Pais e da Presidente da Sousa Mendes Foundation – US Olivia Mattis.
Na quarta-feira, 9 de Julho, as surpresas continuam no Memorial Vilar Formoso Fronteira da Paz. Este grupo de visitantes inclui também duas descendentes de beneficiários de vistos de Sousa Mendes, Olivia Mattis e Cookie van den Bergh Fischer.
O Educators’ Institute da Sousa Mendes Foundation no Museu Aristides de Sousa Mendes é uma iniciativa ao abrigo do Protocolo de Cooperação Institucional assinado em Janeiro de 2024 pela Câmara Municipal de Carregal do Sal e pela Sousa Mendes Foundation – US.
O Museu Aristides de Sousa Mendes abriu a 19 de julho de 2024, para evocar os Valores da Tolerância e da Paz perpetuando o legado e a memória de Aristides de Sousa Mendes. A inauguração foi presidida por Sua Excelência o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e contou com a presença de Embaixadores e representantes de vários países, membros da numerosa família Sousa Mendes e de descendentes de uma dezena de famílias que ele salvou.
Nestes doze meses, o Museu Sousa Mendes afirmou-se como o CENTRO DE MEMÓRIA DO LEGADO DE ARISTIDES DE SOUSA MENDES. Já recebeu mais de 32 000 visitantes, incluindo 3000 alunos e numerosos grupos nacionais e estrangeiros, incluindo vários descendentes de famílias salvas por Aristides de Sousa que têm vindo em peregrinação até Cabanas de Viriato, incluindo o Grande Duque Henri de Luxemburgo.