Conservatória do Registo Civil de Viseu… onde a modernização administrativa funciona

    Ignoro se a eficácia está alargada a todos os serviços nacionais – por exemplo a Autoridade Tributária só investiu no requinte autocrático da cobrança – mas tive a oportunidade de a verificar na renovação do Cartão do Cidadão e na Conservatória do Registo Civil de Viseu. Um mês antes de expirar o seu […]

  • 9:49 | Sexta-feira, 26 de Maio de 2017
  • Ler em < 1

 
 
Ignoro se a eficácia está alargada a todos os serviços nacionais – por exemplo a Autoridade Tributária só investiu no requinte autocrático da cobrança – mas tive a oportunidade de a verificar na renovação do Cartão do Cidadão e na Conservatória do Registo Civil de Viseu.
Um mês antes de expirar o seu prazo de validade, recebi no meu telemóvel uma mensagem do IRN-MJ a alertar-me do facto.
Foi ao site aconselhado e fiz um agendamento para o dia por mim escolhido, 16/05, à hora que me era adequada, 09H00, no local que me ficava mais próximo.
Assim lá cheguei, à hora exacta, uma funcionária esperava-me e num procedimento diligente, eficaz, profissional e simpático que demorou 12 minutos, tirei fotografia, impressões digitais, assinatura digital e conclui o processo recebendo o respectivo comprovativo de renovação, depois de conferidos os dados.
Escassos dias após recebi uma carta com os códigos e a informação de que o CC estava pronto.
Ontem fui levantá-lo, o que me demorou 3 minutos e ainda deu tempo para felicitar as simpáticas e educadas funcionárias daqueles serviços.
Assim até dá gosto. E mais acrescento… Portugal administrativo, na simplificação e actualização dos obsoletos procedimentos, está finalmente no bom caminho da mudança.

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial