Vinho Branco “Casa da Ínsua” conquista medalha de ouro em Lyon

por Rua Direita | 2014.04.14 - 18:45

A Casa da Ínsua, hotel de charme, acaba de ver o seu Vinho Branco Casa da Ínsua Grande Reserva 2012 distinguido com medalha de ouro no prestigiado Concurso de Vinhos de Lyon, em França.

Como produtor dos conceituados vinhos do Dão, a Casa da Ínsua vê, uma vez mais, o reconhecimento da excelência dos vinhos produzidos pela quinta, com tradição vitivinícola que remonta a 1852, e cujo portfólio vínico conta com prémios nacionais e internacionais.

O Vinho Branco agora medalhado com ouro é o primeiro Grande Reserva da Região Demarcada do Dão, reconhecido no final do ano passado pela Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, que não hesitou em lhe atribuir a designação Grande Reserva, uma estreia absoluta na região e que guindou a Casa da Ínsua, hotel do Grupo Visabeira, a um patamar único.

Os trinta hectares de vinhedo, que se estendem em redor da Casa da Ínsua, unidade hoteleira de 5 estrelas, foram o berço de um néctar de eleição, produzido a partir das castas Encruzado, Semillon e Malvasia-Fina, tornando-o no único vinho português a merecer uma medalha de ouro naquele concurso francês. A sua qualidade foi reconhecida por um painel de jurados que contou, entre outros, com chefs estrelas Michelin e escanções de referência internacional.

Os aromas florais deste néctar produzido no concelho de Penalva do Castelo transformam o Vinho Branco Casa da Ínsua Grande Reserva 2012 num extraordinário vinho de mesa. Após estágio durante sete meses em barricas de carvalho francês, encomendadas aos melhores tanoeiros das regiões francesas de Bordéus e da Normandia, cada uma das garrafas desta produção exclusiva e limitada revela-se como um vinho gastronómico.

Toda a experiência vínica que deu origem a este vinho premiado está ao alcance dos visitantes do Hotel Casa da Ínsua, que, para além do programa de Páscoa, disponibiliza ao longo do ano programas de alojamento combinados com actividades ligadas às lides agrícolas da quinta. Passear pelas extensas vinhas, como a parcela de Touriga-Nacional várias vezes premiada, perder o olhar nos 30 hectares de terreno que albergam as castas brancas Arinto, Malvazia- Fina, Semillon e Encruzado e as tintas Touriga-Nacional, Cabernet-Sauvignon, Tinta Roriz, Alfrocheiro e Jaen, visitar a adega onde se produzem os vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes Casa da Ínsua, são apenas algumas das sugestões desta unidade de charme, que abre as portas do solar do Século XVIII para receber com história e requinte todos os apreciadores de vinhos, de gastronomia e de tranquilidade no meio da natureza.

Páscoa com charme e tradição

O Hotel Casa da Ínsua convida a rumar a Penalva do Castelo, a cerca de 20 minutos de Viseu, nesta quadra Pascal, onde, lado a lado com a descoberta da epopeia de Luís Albuquerque por terras do Brasil, é possível degustar, entre muitos outros produtos gourmet, este vinho de excepção. Os delicados e frondosos jardins que rodeiam a Casa da Ínsua, a quinta, meticulosamente tratada, ou o núcleo museológico que conta uma vivência com mais de três séculos, são apenas algumas das propostas para uma viagem à quietude e ao charme de um espaço onde os hóspedes têm sempre a oportunidade de participar nas muitas actividades diárias que ali têm lugar. Acompanhar o pastor, explorar os vinhedos, passear nos pomares, aprender a fazer compotas ou seguir, a par e passo, a confecção dos famosos queijos Serra da Estrela Casa da Ínsua, são apenas alguns dos desafios irrecusáveis para um fim-de-semana de Páscoa inesquecível.

A partir de 122 euros por pessoa, com as crianças até 12 anos a beneficiarem de alojamento gratuito, o programa do Hotel Casa da Ínsua inclui ainda um jantar tradicional, na Sexta-Feira Santa, e a participação em workshops de compotas, com fruta produzida na quinta. Sensações exclusivas para sentir a história centenária de um espaço de excepção, onde requinte e tradição se unem para uma experiência inolvidável.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub