Sernancelhe subscreve protocolo do projecto “Pombal Global”

por Rua Direita | 2019.05.15 - 10:40

Um grupo de investigadores universitários composto pelo director do projecto “Pombal Global”, José Eduardo Franco, professor catedrático, que conta com uma equipa interdisciplinar coordenada pelos professores Viriato Soromenho Marques e Pedro Calafate e demais académicos, está a proceder ao levantamento exaustivo de toda a documentação existente no mundo sobre o Marquês de Pombal, visando a edição da “Obra Completa Pombalina” em vários volumes.

A assinatura decorreu dia 13 de Maio, pelas 12H00 na Igreja da Memória, em Lisboa, que guarda os restos mortais do Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo.

Presentes, entre outros parceiros institucionais, estiveram os autarcas das Câmaras de Lisboa, Fernando Medina, de Oeiras, Isaltino de Morais, de Pombal, Diogo Mateus, de Sernancelhe, Armando Mateus, da Fundação Millenium BCP, António Monteiro, do Grupo Jerónimo Martins, José António Nogueira de Brito e reitores e pró-reitores das universidades envolvidas assim como da Fundação Marquês de Pombal.

Este grandioso projecto  que terá um custo estimado em 1 milhão de euros, careceu de um consórcio de mecenas para o seu financiamento. Nele estão envolvidos os municípios e instituições referidas.

Este trabalho conta ainda com a coordenação académica de unidades de investigação da Universidade Aberta e da Universidade de Lisboa, em parceria com o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e com o apoio estratégico da Universidade de Coimbra e de outras universidades de Portugal e do Brasil, entre as quais se contam as universidades federais do Rio de Janeiro, S. Paulo e Sergipe, com um timing previsto de cinco anos para pesquisar toda a documentação referenciada já em mais de uma centena de bibliotecas e arquivos mundiais, dos quais se destacam Portugal, Brasil, Inglaterra, Áustria, Holanda, Espanha, França, Itália, Rússia, Polónia, Índia, China, Estados Unidos, México, Argentina, Canadá, Japão, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

Segundo documentos manuscritos já encontrados, em Portugal e no Brasil, Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras, nasceu em Sernancelhe no dia 13 de Maio de 1699.

(Fotos de Paulo Pinto)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub