Seis Chefs criam menu elegante para promover Queijo Serra da Estrela

por Rua Direita | 2014.02.10 - 19:42

Seis conceituados Chefs vão criar um menu de degustação inédito e elegante com o objectivo de promover e valorizar o Queijo Serra da Estrela DOP. O evento “Queijo Serra da Estrela à Chef”, decorre no hotel Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, no próximo dia 15 de Fevereiro, terá os contributos de Ljubomir Stanisic, Miguel Castro e Silva, Miguel Laffan (chef com estrela Michelin), Vítor Claro, Rui Paula e Paulo Cardoso (chef residente do hotel Casa da Ínsua).

O menu de degustação servido ao almoço será composto por um amuse bouche, duas entradas, dois pratos – um de peixe e outro de carne – uma sobremesa e ainda uma pequena surpresa durante o café. Dos ingredientes, destacam-se produtos nobres e tradicionais como a truta, o bacalhau e o novilho ou a maçã bravo de Esmolfe e o presunto serrano. O elemento comum a todas as criações dos Chefs será o Queijo Serra da Estrela certificado. No conjunto, um menu de degustação elegante servirá de pano de fundo a um debate sobre a revalorização do Queijo Serra da Estrela DOP, autêntico desde o século I.

O evento, organizado numa parceria entre a Câmara de Penalva do Castelo e a Casa da Ínsua, tem como objectivo sensibilizar o consumidor final para a importância da certificação do Queijo Serra da Estrela, única garantia da genuinidade do produto. A iniciativa alerta ainda para o facto de o Queijo Serra da Estrela só poder ser produzido na sua área geográfica, com leite de ovelhas da raça Serra da Estrela ou Churra Mondegueira, que pastam e que dormem nesta região.

“Sabemos que a preservação do Queijo Serra da Estrela está em risco. Colocando este produto tradicional nas mãos dos melhores Chefs, estamos a chamar a atenção para o potencial económico do Queijo Serra da Estrela e a alertar entidades públicas e privadas, e o próprio consumidor, para a exclusividade daquilo que se faz nesta região”, defende Francisco Carvalho, Presidente da Câmara de Penalva do Castelo.

“Com o trabalho conjunto daqueles seis Chefs chegámos a um menu de degustação que está ao nível da qualidade e da tradição do Queijo Serra da Estrela. O Hotel Casa da Ínsua e a Visabeira Turismo têm muita honra em ser palco deste encontro, que se insere na nossa política de valorizar e de proteger o que é feito em Portugal com qualidade e tradição. A Casa da Ínsua está entre os produtores certificados a nível nacional de Queijo Serra da Estrela. Fico muito satisfeito por perceber que este evento está a envolver toda uma comunidade de produtores e especialistas que também partilham desta nossa preocupação”, refere Frederico Costa, Presidente do Conselho de Administração da Visabeira Turismo  &  Imobiliária.

Após o almoço de degustação, segue-se um painel de debate com o mote “Como revalorizar o Queijo Serra da Estrela”, que conta com presença de representantes do sector e especialistas. Durante o dia, realiza-se a tomada de posse da Chancelaria, para o triénio 2014-2017, e uma homenagem aos Confrades Fundadores, no âmbito do 25º Aniversário da Confraria do Queijo Serra da Estrela.

O dia termina com uma sessão de prova-cega de Queijo Serra da Estrela promovida pelos produtores locais.

Hotel Casa da Ínsua

“Queijo Serra da Estrela à Chef” – dia 15, às 13h00 Preço: 45 euros por pessoa (inclui almoço, debate e prova-cega)

Reservas: T: +351 232 642 222/ 232 640 110 I F: +351 232 642 150 casadainsua@visabeiraturismo.com www.visabeiraturismo.com

Programa

Local: Hotel Casa da Ínsua, Penalva do Castelo
Data: 15 de Fevereiro de 2014

Acompanhamento da produção tradicional do queijo da Serra da Estrela desde a ordenha ao prato, passando pela selecção e pastagem dos animais, cultivo do cardo, produção do coalho, cura do queijo e confecção de um menu de degustação que tenha como base o Queijo Serra da Estrela.

07H00 Acompanhamento da ordenha e pastoreio das ovelhas nas instalações da Casa da Ínsua.

09H00 Acompanhamento da produção de Queijo Serra da Estrela na queijaria da  Casa da Ínsua.

10H00 Visita à plantação de Cardo Vegetal na Casa da Ínsua.

13H00 Apresentação do menu de degustação com a utilização do Queijo Serra da Estrela Casa da Ínsua e com a presença dos Chefs:

1_paulo_cardoso

Amuse bouche | Palito de Queijo Serra da Estrela com suavidade de Maçã Bravo de Esmofe  (servido em shot);

6_vitor_claro

Entradas | Truta marinada, pickles e Queijo Serra da Estrela

4_miguel_laffan

Entradas | Horta de legumes com Queijo Serra da Estrela e presunto serrano

5_rui_paula

Peixe | Cannelloni de Bacalhau, puré de grão-de-bico, compota de tomate e noz pecã e molho de Queijo Serra da Estrela.

3_miguel_castro_silva

Carne | Tornedó de novilho sobre espinafres salteados, com molho Queijo Serra da Estrela e género de batatas fritas.

2_ljubomir_stanisic

Sobremesa | “Falsa tarte de queijo”, gelado de goiaba com espuma de Queijo Serra da Estrela.

1_paulo_cardoso

Com o café | Bombom de chocolate preto com recheio de Queijo Serra da Estrela

 

15h30 Painel de discussão “Como revalorizar o Queijo Serra da Estrela” com os seguintes participantes:

Francisco Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo;
Pedro Machado, Presidente Turismo Centro de Portugal
Euclides Pires, Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra, projecto CARDOP (promoção e valorização do cardo na produção do queijo);
Pedro Couceiro, Confrade Mor, Confraria Queijo Serra da Estrela;
Célia Henriques, Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo da Serra da Estrela;
João Madanelo, Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela;
António Mantas, representante da Beira Tradição – Certificação dos Produtos da Beira Lda
José Matias, Casa da Ínsua – responsável pela Exploração Agrícola.

17H30 Degustação e provas cegas de Queijo Serra da Estrela  (com orientação).

19H00 Fim do Evento

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub