SAUDAÇÃO DO PCP AOS EX-MINEIROS DA ENU

por Rua Direita | 2016.02.14 - 17:01

 

VALE SEMPRE A PENA LUTAR

A Direcção da Organização Regional de Viseu e a Comissão Concelhia de Nelas do PCP, saúdam calorosamente, através da ATMU, todos os ex-mineiros da ENU, pela significativa vitória alcançada na Assembleia da República, com a aprovação por unanimidade da consagração em Lei, do direito concedido ao cônjuge dos ex-mineiros falecidos, de usufruír a todo o tempo, de uma compensação indemnizatória pela exposição, enquanto trabalhador, à radioatividade no couto mineiro.

É a vitória de mais de uma década de luta abnegada, firme e constante dos ex-mineiros pelos seus direitos sonegados pelo Estado português, que hoje culminou e a que não é alheia a nova correlação de forças existente na Assembleia da República, que permite repor e consagrar direitos atacados e roubados pelo governo PSD/CDS.

Daí saudarmos o exemplo de coragem e persistência de todos os que participaram neste longo, doloroso mas vitorioso processo, pela demonstração clara de que vale a pena lutar, mantendo acesa a chama da esperança de que as lutas por objectivos justos, quando apoiadas e dinamizadas pelos trabalhadores, acabam sempre por ter um desfecho favorável.

É essa convicção que tem alimentado o PCP nos seus 95 anos de vida e de luta (que comemoraremos no próximo dia 6 de Março. A certeza de que o ideal de uma terra sem amos, livre da exploração do homem pelo homem é um objectivo alcançável, como demonstram as conquistas sociais obtidas pelo proletariado ao longo de séculos e os ferozes ataques do capitalismo aos direitos dos trabalhadores e ao seu partido de classe.

O PCP esteve desde a primeira hora com as justas reivindicações dos ex-trabalhadores da ENU, muito antes do encerramento da empresa e até à actualidade. Em diversos momentos fez deslocar deputados seus para visitas e reuniões com a Comissão e a ATMU, fez perguntas e requerimentos, apresentou projectos lei e resoluções políticas aos diversos governos, fez aprovar moções na Assembleia Municipal de Nelas, incluindo nesse acompanhamento permanente, o patrocínio da viagem de uma numerosa delegação de ex-mineiros da ENU ao Parlamento Europeu, em Bruxelas e a visita do Secretário-Geral, camarada Jerónimo de Sousa, à Urgeiriça.

A consagração em Lei do direito à compensação indemnizatória concedida aos cônjuges dos ex-mineiros da ENU falecidos culmina um processo (direito à reforma antecipada, monitorização médica) mas não é o fim da luta. A melhoria das condições ambientais dos bairros mineiros e das minas e coutos mineiros estão na ordem do dia.

Tal como no passado, os ex-trabalhadores da ENU e as populações das zonas mineiras, podem contar sempre com o PCP, nas horas boas e nas horas más, neste caminho feito de pequenas e grandes lutas, pela dignificação de quem trabalha e pela construção de um mundo de paz, mais justo e humanizado.

VIVA A LUTA VITORIOSA DOS EX-MINEIROS DA ENU!

 

O Secretariado da DORV do PCP Viseu

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub