Resende: Onde estão os 40 mil livros doados em 2009 por António José Loureiro?

por Rua Direita | 2018.12.11 - 09:25

 

O Sr. António José Loureiro procedeu à doação de cerca de 40000 livros à Câmara Municipal de Resende, tendo a mesma sido aceite em reunião do órgão executivo de 17 de Fevereiro de 2009.

Foram três as condições impostas pelo doador, a saber:

O espólio deveria permanecer como um todo indivisível;
Deveria ser acolhido num espaço digno;
A sua manutenção e preservação ficaria a cargo do município, tendo ainda indicado um conjunto de livros numa listagem que deveriam ficar ao seu dispor enquanto vivo.

A 15 de Julho de 2009 os livros terão sido entregues ao município, tendo os mesmos sido depositados no Centro Escolar de S. Martinho de Mouros.

Em Fevereiro de 2012 começaram a ser transportados para a Biblioteca Municipal, onde se tem vindo a proceder ao respectivo registo/inventário, catalogação e indexação.

Estes livros ainda não se encontram à disposição do público uma vez que, por vontade expressa do doador, tal só deverá acontecer quando for possível disponibilizar a totalidade do espólio.

Foram necessários pouco mais de dois anos e meio para dar início ao transporte dos livros para a Biblioteca Municipal! Entretanto, passaram quase sete anos e os mesmos ainda não se encontram à disposição do público…

O Bloco de Esquerda tem conhecimento das deficientes condições da Biblioteca Municipal de Resende que, do nosso ponto de vista, não dispõe de espaço físico para acolher a totalidade dos livros doados, para além da existência de imensos problemas ao nível da construção, como o próprio município assume quando refere a necessidade de aceder a programas de investimento, tendo em vista requalificar e ampliar aquele espaço, que terá ainda que ser adquirido à PRORESENDE – proprietária do imóvel – um processo que se tem mostrado complexo do ponto de vista burocrático…

Passada quase uma década desde a aceitação da doação, praticamente nada aconteceu! E a população do concelho de Resende continua sem acesso aos cerca de 40.000 livros que o Sr. António José Loureiro gentilmente lhes doou…

Até quando, Sr. Presidente da Câmara?

 

CCD BE Viseu

Albano Santos

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub