“Queijo Serra da Estrela à Chef” terá segunda edição em 2015

por Rua Direita | 2014.02.20 - 21:37

O evento “Queijo Serra da Estrela à Chef”, que juntou no hotel Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, seis dos melhores Chefs com o objectivo de promover e valorizar o Queijo Serra da Estrela DOP, terá uma segunda edição em 2015, confirmou hoje Frederico Costa, Presidente do Conselho de Administração da Visabeira Turismo.

“O Queijo Serra da Estrela esteve no centro de uma jornada que visou não só a promoção de um dos mais emblemáticos produtos da gastronomia nacional, mas também o debate em torno das questões da autenticidade e certificação desta iguaria única, que continua a ser alvo de imitações. A Visabeira Turismo considera que há muito para fazer e que o evento “Queijo Serra da Estrela à Chef” deverá ter uma continuidade na promoção e revalorização deste produto de origem. Em 2015, haverá uma nova edição”, avançou Frederico Costa, Presidente do Conselho de Administração da Visabeira Turismo.

O evento, que decorreu dia 15 de Fevereiro, levou ao hotel Casa da Ínsua cerca de 180 pessoas, entre políticos, autarcas, empresários, opinion makers e público em geral, que puderam degustar as criações dos chefs Ljubomir Stanisic, Miguel Castro e Silva, Miguel Laffan (chef com estrela Michelin), Vítor Claro, Rui Paula e Paulo Cardoso (chef residente do Hotel Casa da Ínsua). O menu de degustação, composto por seis pratos que tinham na sua base o Queijo Serra da Estrela certificado, serviu de pano de fundo a um debate sobre a revalorização do Queijo Serra da Estrela DOP, autêntico desde o século I.

Organizado numa parceria entre a Câmara de Penalva do Castelo e a Visabeira Turismo,  o “Queijo Serra da Estrela à Chef” pretendeu sensibilizar o consumidor final para a importância da certificação do Queijo Serra da Estrela, única garantia da genuinidade do produto. A iniciativa alertou ainda o consumidor final para o facto de o Queijo Serra da Estrela só poder ser produzido na sua área geográfica, com leite de ovelhas da raça Serra da Estrela ou Churra Mondegueira, que pastam e que dormem nesta região.

“Mais do que um simples queijo de mesa, o Serra da Estrela presta-se, também, a surpreendentes utilizações gastronómicas. O resultado esteve à vista de todos com este menu de degustação à base de um produto de excelência. Esta iniciativa conseguiu chamar a atenção para o potencial económico deste produto tradicional e único, que tem de ser preservado pelas entidades públicas e privadas e acarinhado pelo consumidor. A continuidade do “Queijo Serra da Estrela à Chef” parece-me fundamental.”, defende Francisco Carvalho, Presidente da Câmara de Penalva do Castelo.

Já os chefs convidados destacaram “a versatilidade e a autenticidade” do Queijo Serra da Estrela, que valorizaram em pratos que compuseram à base de produtos nobres e tradicionais como a truta, o bacalhau e o novilho ou a maçã bravo de Esmolfe e o presunto serrano.

A Casa da Ínsua promoveu, durante o evento, uma visita ao ovil e à queijaria da unidade, onde todo o processo de produção do Queijo Serra da Estrela – desde a ordenha, passando pela selecção e pastagem dos animais, cultivo do cardo, produção da coalhada e cura do queijo – foi explicado pelo responsável da exploração, José Matias. A partir das mãos da queijeira Maria do Céu, foi possível perceber que o Queijo Serra da Estrela obedece a especificidades muito próprias, desmontando-se alguns mitos que continuam a subsistir, designadamente no que concerne à textura do produto e à sua degustação. Os convidados puderam ainda testar o paladar numa sessão de prova-cega, ao final do dia, com a presença dos diferentes produtores locais.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub