PSA Mangualde: 3º Turno dura 16 meses em vez dos 9 inicialmente previstos

por Rua Direita | 2014.05.29 - 13:00

Em Mangualde, o 3º turno é suprimido a partir de 25 de Julho de 2014

Do Grupo PSA – Mangualde recebemos o seguinte Comunicado:

“Em Fevereiro de 2013 foi anunciado o relançamento do 3ºTurno no Centro de Produção de Mangualde do Grupo PSA, referindo-se na altura que seria criado a partir de Abril e até Dezembro de 2013, ou seja, por um período mínimo de  9 meses .

O lançamento deste turno em Mangualde resultou do aproveitamento de uma oportunidade transitória por se prender com o facto de a Fábrica de Vigo do Grupo PSA registar naquela altura uma produção excepcional e temporária inerente à fase de lançamento dos modelos Citroen C-Elysée e Peugeot 301, possibilitando a transferência para Mangualde de alguns volumes dos modelos Citroen Berlingo e Peugeot Partner.

Entretanto, este factor extraordinário terminou e a fábricas voltam à sua produção nominal.

Assim, neste contexto, será feito o ajustamento da atividade produtiva descontinuando a laboração do 3º turno a partir do próximo dia 25 de Julho.

Serão reduzidos aproximadamente 280 postos de trabalho, passando a empresa a empregar cerca de 820 colaboradores e a ter como referência uma produção de 192 veículos por dia.

 Manteve-se assim o 3º Turno por um período de 16 meses, em vez dos 9 meses inicialmente previstos, com todas as vantagens sociais, económicas e fiscais decorrentes deste prolongamento.

A introdução do 3º Turno permitiu uma produção suplementar de cerca de 25.000 veículos, um acréscimo de exportações superior a 200 Milhões de euros, mais 4 Milhões de euros de salários e mais 2 Milhões de euros em impostos e contribuições sociais, aumentou as competências e o valor profissional de cerca de 300 colaboradores, a quem foram ministradas 60.000 horas de formação e proporcionada uma experiência profissional num sector de elevado conteúdo tecnológico, criou o direito ao subsídio de desemprego a estes colaboradores e permitiu afirmar uma vez mais a utilidade e importância do Centro de Produção de Mangualde no dispositivo industrial do Grupo PSA.

Os colaboradores que agora deixam esta empresa serão privilegiados em eventuais contratações futuras.”

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub