Projeto Europeu de Envelhecimento Ativo

por Rua Direita | 2016.02.12 - 11:06

 

Obras Sociais do Pessoal da CM e SM de Viseu aderiram ao consórcio Ageing@Coimbra

 

As Obras Sociais do Pessoal da CM e SM de Viseu viram aprovada a sua integração no Ageing@Coimbra (http://www.ageingcoimbra.pt/), um consórcio de âmbito regional que visa a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento ativo e saudável.

O consórcio, liderado pela Universidade de Coimbra, é composto por diversas instituições de referência: Instituto Pedro Nunes; Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; Administração Regional de Saúde do Centro…

O principal objetivo é melhorar a vida dos cidadãos idosos na Região Centro de Portugal, através de melhores serviços sociais e cuidados de saúde, assim como da criação de novos produtos e serviços inovadores.

Trata-se de um desafio, no âmbito de uma Parceria Europeia para o Envelhecimento Ativo e Saudável que tem como objetivo aumentar, em cerca de 2 anos, a esperança média de vida saudável dos cidadãos da UE em dois anos, até 2020.

Este objectivo geral será complementado com ações que incidirão sobre os seguintes pilares:

 

  • Melhoria da condição de saúde e da qualidade de vida dos cidadãos europeus, focando no idoso;
  • Implementação de programas que permitam a sustentabilidade dos sistemas de saúde e ação social;
  • Aumento da competitividade das indústrias europeias, criando oportunidades de negócio e expansão para novos mercados.

 

 

Pela ação do Consórcio Ageing@Coimbra, a Região Centro de Portugal já adquiriu o estatuto de “Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo”, reconhecido pela União Europeia (UE), um estatuto único no território português, sendo que na UE existem 32 no total.

 

Com a integração neste consórcio regional, as Obras Sociais, que estão atentas à problemática do envelhecimento e das demências, disponibilizam-se para acolher e desenvolver métodos, técnicas e estudos pioneiros tendentes à prossecução destes objetivos.

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub