Programa do XVI Encontro PASC com Adriano Moreira já é conhecido

por Rua Direita | 2014.01.12 - 22:26

Reconhecendo a necessidade de uma cidadania mais activa, participativa e organizada na vida nacional, bem como o papel que as Associações da Sociedade Civil poderiam ter na dinamização dessa cidadania, um conjunto de cidadãos com experiência marcante de vida Associativa delinearam as bases do projecto PASC em 2009. Este tomou forma em Janeiro de 2010 com a adesão de 12 Associações da Sociedade Civil que, em conjunto, delinearam a “Carta de Intenções” actualmente designada “Carta de Princípios” da PASC – Plataforma Activa da Sociedade Civil, documento que expressa a “Razão de Ser”, “Missão” e “Modus Operandi”.

A PASC não se inspirou em nenhuma Organização congénere, nacional e/ou internacional, mas tão-somente no encontro dessas doze Associações aquando do seu arranque inicial. No presente, é composta por 39 Associações, uma das quais sediada em Viseu

A Plataforma Ativa da Sociedade Civil (PASC) é uma plataforma criada em resposta à consciência de uma necessidade crescente de «dar expressão a questões de interesse nacional» (PASC, 2010) e que, por esta razão, assume um propósito firme de participação na vida nacional. Um propósito que se tem materializado a partir da iniciativa de mobilização em torno de questões e acções concretas que procuram dar voz à Sociedade Civil e atestar a relevância e as vantagens do contributo que esta última pode trazer no que diz respeito a respostas e soluções de qualidade para os problemas mais prementes do país.

A PASC organizou o seu “ I ENCONTRO PÚBLICO PASC – PORTUGAL 2014 É PRECISO MUDAR JÁ” em 21 de Abril de 2010 na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva.

Desde então e resultante de um trabalho conjunto das Associações que a integram  a PASC realizou quinze Encontros Públicos sobre temas transversais e relevantes para a  Sociedade Portuguesa, o Primeiro Fórum de Associações da Sociedade Civil e o I Congresso da Cidadania Lusófona tendo emitido tomadas de posição sobre diferentes matérias

A PASC levará a cabo o seu “XVI ENCONTRO PÚBLICO PASC” na Cidade de Viseu no próximo dia 18 de Janeiro de 2014 na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, com o seguinte programa:

16:00- Boas Vindas – Fernando Sebastião, Presidente do Instituto Politécnico;

16.05 – Sobre a justificação do tema e deste Encontro em Viseu – Jorge Marques, PASC;

16: 10 – Abertura Oficial do XVI Encontro – Maria Perpétua Rocha, Coordenadora da PASC;

16: 15- Apresentação do painel de debate pelo moderador – António Figueiredo Lopes,

PASC;

16.20- O interior como factor de equilíbrio da coesão nacional – Fernando Ruas;

16:50- Como nasce, cresce e singra uma multinacional com sede em Viseu – José Luís Nogueira, Grupo Visabeira;

17:20- A nossa situação económica: Desafios e oportunidades – João Salgueiro, PASC;

17:50- A crise europeia e a crise portuguesa – Adriano Moreira;

18:20- Síntese e encerramento – António Figueiredo Lopes, PASC.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub