Professora do Instituto Politécnico de Viseu premiada

por Rua Direita | 2013.12.02 - 18:59

Isabel Vieira, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), viu recentemente o seu trabalho de investigação premiado com o “Melhor Artigo” (Best Paper Award) na conferência internacional “TMS Algarve 2013 – Tourism and Management Studies, International Conference”.

O evento, organizado pela Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve e pela revista científica Tourism & Management Studies, decorreu entre os dias 13 e 16 de novembro em Olhão, no Algarve.

Professora do Departamento de Gestão, Administração e Turismo da ESTGL, na área da Gestão do Património e Turismo, Isabel Vieira realizou o estudo em parceria com mais três docentes – Ana Paula Rodrigues, Carlos Marques e Mário Sérgio Teixeira, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), centrado na temática “Apoio da comunidade residente ao desenvolvimento turístico sustentável: um modelo de equações estruturais aplicado a uma cidade histórica de Portugal”. Os alunos da ESTGL colaboraram na investigação desenvolvida com a implementação dos inquéritos e a recolha de dados.

O estudo “investiga os inter-relacionamentos entre a ligação à comunidade, o envolvimento na comunidade, a gestão do poder público (GPP), os benefícios e custos percebidos do turismo e o apoio ao desenvolvimento turístico sustentável (DTS)”.

Os investigadores adotaram uma metodologia quantitativa, sendo a recolha de dados feita através de um questionário aplicado pessoalmente a uma amostra de 300 residentes da cidade histórica de Lamego, no Norte de Portugal.

Para analisar os relacionamentos propostos foi usada a metodologia de equações estruturais. Para os autores do trabalho, “os resultados mostram que a ligação à comunidade e a GPP na atividade turística exercem uma influência positiva e significativa nos benefícios percebidos do turismo. O efeito do envolvimento na comunidade no apoio (dos residentes) ao DTS foi suportado. Este estudo sugere, também, uma influência positiva entre os benefícios percebidos e o apoio ao DTS. Os resultados reforçam a importância de analisar a perceção dos residentes no planeamento e tomada de decisão de políticas para o desenvolvimento do turismo”.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub