“Portugal Eléctrico! Contracultura Rock 1955-1982” e “Os Tubarões”

por Paulo Neto | 2014.02.05 - 15:21

O Eduardo Pinto, baterista de “Os Tubarões”, teve a gentileza (ele é uma pessoa assim…) de nos enviar a fantástica revista “Portugal Eléctrico! Contracultura Rock 1955-1982“.

E não contente com o “este agrado”, juntou um “facsímile” do single de “OS TUBARÕES“, com as músicas “Old Lady”, interpretação de José Merino; “A Girl for me”, José Merino, Luís Dutra e “Come Back”, José Merino e Victor Barros… 1966, Outubro gravação no Salão Nobre do Clube de Viseu.

É a oportunidade de percebermos como Viseu figurou no Rock Português e também, o ensejo de lermos esta excelente publicação da autoria de Edgar Raposo e Luís Futre com introdução por Paulo Furtado e Daniel Bacelar, Ed. Groovie Records.

São mais de 160 páginas profusamente ilustradas com a história do Rock em Portugal.

Um notável trabalho que estava por fazer.

Recordamos que Os Tubarões nasceram em Viseu em 1963 e actuaram até 1968. Na sua formação base tinham António Fernandes (viola solo), Eduardo Pinto (bateria), José Merino (vocalista), Luís Dutra (viola baixo) e Victor Barros (viola ritmo). Mais tarde entra Carlos Alberto Loureiro (piano e órgão) e finalmente, Joaquim Guimarães e Valdemar Ramalho.

Eram as “soirées” loucas de Viseu e as “matinées” desenfreadas do Casino da Figueira da Foz…