Piora a situação do Hospital de Proximidade de Lamego, denuncia o PCP

por Rua Direita | 2016.07.06 - 12:00

 

 

“Tal como previmos no nosso comunicado tornado público em 22/06/2016, tendem a agravar-se as condições de funcionamento do Hospital de proximidade de Lamego. O que não prevíamos é que esse agravamento fosse tão rápido (dez dias depois) e atingisse uma tal gravidade. Sem qualquer razão de natureza clínica ou funcional, com sistemática ocorrência de doentes atafulhados na urgência, a necessitar de internamento e condenados a uma espera incerta nos corredores, tendo ainda em conta que esta unidade hospitalar serve uma região muito maior que o concelho de Lamego, mais de 100.000 habitantes, como entender e aceitar as medidas que surpreenderam os profissionais de saúde no passado dia 2 do corrente mês, nomeadamente:

 

·        O encerramento de 8 camas na zona de internamento

·        A dispensa de um enfermeiro no serviço de urgência

 

As consequências destas medidas serão da maior gravidade para a saúde pública do concelho de Lamego e das zonas limítrofes. São portanto inaceitáveis e urge que os órgãos autárquicos tomem posição imediata sobre esta matéria junto do Ministério da Saúde.

O PCP, considera a vida humana um valor inestimável, que não cabe nem pode ser condicionada por uma política europeia que não considera a saúde dos portugueses merecedora do empenho colectivo daquilo que se intitula Comunidade, nem consideramos que a gestão do SNS pode conformar-se com uma economia de mercearia à séc. XIX.

Poupar no SNS implica rentabilizar ao máximo as unidades hospitalares existentes, prestando estas um cuidado o mais rápido possível em doentes cuja recuperação atempada só poderão significar a economia de intervenções e assistência prolongadas.

Melhorar o SNS também é um caminho para a recuperação económica.

Tendo o bem-estar das populações como primeira preocupação, o PCP diligenciará junto do Governo, das autarquias e das outras forças políticas o empenho na resolução imediata das condições de trabalho e de prestação de cuidados médicos no Hospital de Proximidade de Lamego e no CHTMAD.”

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub