PEDRO ALBUQUERQUE NOS USA

por Rua Direita | 2016.03.10 - 09:35

 

 

Autor, original e polifacetado, de uma obra incomensurável e heterogénea. É múltipla a diversidade temática identificável na sua obra plural, cujo percurso abrange, não só o desenho e a pintura, escultura e a cerâmica (em artefactos objectuais de culto e arte pública) como a arte gráfica (em diversas modalidades, destacando-se o cartaz, a ilustração, a iluminura e o lettris mearchaïque)”.

 

 (José Luís Ferreira)

 

 

O artista viseense Pedro Albuquerque dará a conhecer a sua obra, nos Estados Unidos da América, a convite do Centro de Estudos e Cultura Portuguesa da Universidade de Massachusetts Dartmouth em parceria com o New Bedford Whaling Museum[1] e o Consulado Português de New Bedford.

No dia 12 de março, decorrerá no New Bedford Whaling Museum o “The Albuq Momentum[2].

 

O artista fará também uma exposição:

“A exposição que apresentarei é sobre o IV Centenário de Miguel de Cervantes que se comemora em 2016. O tema é, naturalmente, sobre a sua obra, a mais conhecida – “D. Quixote de la Mancha”. Muitos pintores têm feito as suas interpretações, como por exemplo Picasso, Salvador Dali, Júlio Pomar, Gustavo Doré…

De todas as que vi, feitas pelos vários pintores, mais ou menos, andam sempre à volta da biografia de D. Quixote. Para mim, ao debruçar-me sobe o assunto, eu queria que a minha interpretação fosse diferente.

Queria fazê-la, mas assumindo outra visão, a minha.

E assim, resultou a obra “IN DELIRIUS” de D. Quixote “.

 

[1]http://www.whalingmuseum.org

[2]http://www.portstudies.umassd.edu/docs/160312_pedro_albuquerque_momentum.pdf

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub