Paulo Varela eleito Presidente do Pólo de Competitividade TICE.PT

por Rua Direita | 2014.03.31 - 20:59

Paulo Varela, em representação do Grupo Visabeira, é o novo Presidente do Conselho Director do TICE.PT, um pólo agregador dos setores das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica, que em conjunto, representaram em 2012 8% do PIB nacional e oitenta e três mil postos de trabalho directos. Paulo Varela foi o nome escolhido pelas 53 entidades que o TICE.PT agrega numa plataforma para a competitividade, inovação, partilha de experiências e conhecimento, sucedendo a Rogério Carapuça.

“O sector das TICE ocupa uma posição central e de crescente importância nas economias modernas. Este ponto é inegável e irreversível. Portugal deve, portanto, prosseguir a aposta estratégica no desenvolvimento de uma economia do conhecimento, alicerçada na formação, qualificação, investigação e desenvolvimento. Através da criação de valor acrescentado, Portugal irá afirmar-se cada vez mais como uma ´start up nation´ a nível europeu, num mundo cada vez mais global e competitivo”, refere Paulo Varela. O responsável reforça que a prioridade do TICE.PT passa pela internacionalização e formação de capital humano.

“Partindo da forte qualificação nacional no sector das telecomunicações português, o TICE.PT vai prosseguir uma estratégia de internacionalização do sector. Mais do que exportar, a prioridade é internacionalizar. A formação de profissionais altamente qualificados, o fomento do empreendedorismo, bem como o apoio à investigação e desenvolvimento são as chaves para afirmar o cluster português das TICE a nível europeu e mundial”.

Criado em 2009, o TICE.PT envolve actualmente meia centena de entidades, das quais 54% são empresas, 23% pertencem ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional e os restantes 23% são Associações. Em 2012, os membros do TICE.PT representam cerca de 15% do sector tice nacional e sete mil postos de emprego directos.

O pólo tem como objectivo cimeiro “construir uma plataforma de concertação que envolva e mobilize os principais actores das TICE nos processos de Inovação, Investigação e Desenvolvimento, transferência de conhecimento, formação avançada, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos e serviços, marketing e internacionalização”.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub