Parlamento Jovem 2016

por Rua Direita | 2016.06.02 - 17:18

 

Nos passados dias 23 e 24 de Maio, realizou-se, na Assembleia da República, a XII Sessão do Parlamento Jovem – Ensino Secundário. Todos os distritos estavam representados pelos seus jovens deputados, com o objetivo de discutir um tema que nos diz respeito a todos: “As Assimetrias entre o Litoral e o Interior”.

Após a sessão na minha escola, a Secundária de Viriato, e a sessão distrital, que se realizou no Instituto Politécnico de Viseu, fui eleito deputado pelo círculo eleitoral de Viseu. Juntamente com mais 7 colegas, partimos para a Lisboa com a missão representar o nosso distrito. Depois de reunidos em comissões e em plenário, votámos um conjunto de dez projetos de recomendação, que agora serão apresentados a todos os grupos parlamentares da Assembleia da República.

Nestes debates, ficou clara a ideia de que não estávamos ali apenas para defender o território do qual eramos proveniente, mas sim para discutir o país de uma forma integrada e estruturada. Um colega deputado, eleito por Lisboa, chegou a referir o seguinte durante a sua intervenção: “Antes de ser lisboeta, sou português”. Este espírito, revela um importante sentido de solidariedade, fundamental para a construção de um Portugal mais justo e equilibrado.

As edições do Parlamento Jovem são um excelente exemplo de que os jovens, apesar da idade, se preocupam com o futuro do país. Nesta caso concreto, acreditamos que as nossas ideias poderão contribuir para minimizar um problema bem presente nos nossos dias. Sendo algo que nos afeta muito directamente, importa dizer que os deputados do distrito de Viseu se mostraram bastante participativos em todos os momentos do debate.

Agora que termino o meu percurso no ensino secundário, deixo votos para que o projecto do Parlamento Jovem continue a ser uma realidade no futuro, tal é a sua importância para aproximar os mais jovens do sistema político português. Foi uma honra ter a oportunidade de representar os jovens do distrito de Viseu.

Tiago Melo

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub