Palácio do Gelo acolhe exposição “Centenário da 1ª Guerra Mundial

por Rua Direita | 2014.03.27 - 20:02

O Palácio do Gelo Shopping, em parceria com o Regimento de Infantaria 14 e a Liga dos Combatentes, propõe, a partir do próximo dia 28 de Março, uma exposição alusiva ao centenário da 1ª Guerra Mundial. Patente até ao dia 7 de Abril, no piso 0, a mostra apresenta, através de imagens e textos descritivos, a realidade vivida durante o primeiro conflito global do século XX, proporcionando um olhar histórico sobre uma guerra na qual participou a então jovem República Portuguesa.

Assente numa base factual, esta exposição procura transmitir a importância do conflito que decorreu entre 1914 e 1918, em várias frentes, partindo, desde logo, do seu carácter global, até ao progresso tecnológico e social decorrente da mobilização dos meios de produção. Como é óbvio, não pode ser esquecido o horror gerado pela guerra e o sofrimento e esforço dos militares portugueses, designadamente na tristemente célebre Batalha de La Lys. Relativamente à iconografia, a mostra revela imagens que ilustram e clarificam os textos, a maior parte delas desconhecidas do grande público.

A exposição, que agora pode ser vista no maior centro comercial da Região Centro, está inserida no programa de comemorações do aniversário do Regimento da Infantaria 14, unidade do Exército em Viseu, e nas comemorações da Batalha de La Lys.

A entrada é livre.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub