Orquestra Clássica do Centro empenhada nas comemorações dos 45 anos da APPACDM

por Rua Direita | 2014.06.04 - 13:49

Um concerto a realizar quinta-feira, 5 de junho, nicia em Coimbra o programa das comemorações dos 45 anos da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, organizado em parceria com a Orquestra Clássica do Centro (OCC).

O concerto da OCC, na noite de quinta-feira, resulta de uma coorganização com a Brigada de Intervenção, e celebra a criação em 1969 da Delegação de Coimbra da APPACDM.

As atividades, que incluem debates, exposições e recitais, têm como palco a sede da OCC, o Pavilhão Centro de Portugal, e culminam a 30 de junho, data da fundação da instituição, com uma homenagem à sua presidente, Helena Albuquerque.

Nelas participam psiquiatras, juristas, psicólogos e outros especialistas sobre a deficiência. As sessões musicais serão apresentadas por músicos da APPACDM.

As celebrações prosseguem sábado, dia 7, com o ciclo Pianíssimo – uma mostra de novos talentos musicais. O ciclo irá decorrer todos os sábados de junho pelas 16h15.

Dia 14 decorre um debate intitulado “Saúde e  Deficiência”, dinamizado pela Presidente do Conselho Diretivo da  Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, Enfª Isabel de Jesus Oliveira. Culminará com um recital da pianista Júlia Azevedo, com obras de L. van Beethoven, Liszt e Bach.

“O Desporto na Deficiência” é o tema de uma sessão a decorrer no dia 21, dinamizada pelo professor Fausto Pereira, Presidente da ANDDI – Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual. Será seguido por um recital de Rita Seara (piano) e Luís Pereira (canto), que interpretarão obras de Luiz Costa, Lopes-Graça, Berta Alves de Sousa e Vasco Negreiros.

A 28 está em debate a “Arte na Deficiência”, dinamizado pelo professor e maestro Virgílio Caseiro. Seguidamente a pianista Tamara Shagalimova interpreta a 2º Sonata de Chopin.

Da autoria de Inês Massano, dia 27 é inaugurada no Pavilhão Centro de Portugal a exposição de artes plásticas “Olhares para a Vida”, que ficará patente durante o mês de julho.

A colaboração com a APPACDM existe desde a criação da OCC, em 2011, e de forma contínua. Entre os eventos coorganizados destaca-se a iniciativa “Arte com(n) Vida”.

Emília Martins, presidente da Direção da Associação da Orquestra Clássica do Centro (OCC), revela que a promoção de atividades culturais com  Instituições como a APPACDM tem como objetivo envolver e formar pessoas, procurando a sensibilizar para as mais variadas problemáticas.

“Viver é fazer acontecer. Fundamental é a  inclusão mas também o respeito pela igualdade na diferença”, observa.

Programa

5 de junho

Concerto da OCC

Pavilhão Centro de Portugal

Programa:

Maestro: David Wyn Lloyd,

Abertura “Semiramide” | Gioachino Rossini

Adagio e Allegro para violoncelo e piano (versão para Trompa) | Robert Schuman  | solista: Edna Gonçalves

Sinfonia nº35 de W. A. Mozart

7 de junho

Ciclo de concertos “PIANÍSSIMO”

Pavilhão Centro de Portugal aos  Sábados  16h15

Os Convidados, à semelhança de anos anteriores, são  Jovens talentos. Neste mês de Junho teremos a oportunidade de ouvir:  Tamara Shagalimova, Luís Pereira, Rita Seara e Júlia Azevedo.

14 de junho | 16h15

Tema- Saúde e  Deficiência

Sessão  dinamizada  pela  Presidente do Conselho Diretivo da  secção

Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, Senhora Enfermeira Isabel de

Jesus Oliveira

17H00

Júlia Azevedo – Piano

Obras de L. van Beethoven, Liszt  ou Bach

21 de Junho | 16h15

Tema -O Desporto na Deficiência

Sessão dinamizada pelo  Prof. Fausto Pereira – Presidente da ANDDI (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual)

17H00

Rita Seara – Piano

Canto – Luís Pereira

obras de Luiz Costa, Lopes-Graça, Berta Alves de Sousa ou Vasco Negreiros

28 de Junho |16h15

Tema- Arte na Deficiência

Sessão Dinamizada pelo Prof. Virgilio Caseiro

17H00

Recital Piano

Tamara Shagalimova

2º Sonata de Chopin

27 de junho | 18h

Inauguração da  exposição da autoria de Inês Massano: Olhares para a Vida

Patente Junho e Julho 2014

Pavilhão Centro de Portugal

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub