Onde fica a Cirurgia Oncológica? Que responda quem manda!!

por Rua Direita | 2016.07.26 - 21:48

“Afinal… continuamos a feirar”

A Liga de Amigos e Voluntariado do CHTV foi há pouco surpreendida(?) ou não, pela notícia da aprovação de novos Centros de Referência para a Cirurgia Oncológica, de onde obviamente NÃO CONSTA o nosso Centro Hospitalar. Viseu não foi considerado porque a sua candidatura foi rejeitada por “intempestividade” como nos respondeu o Ministério em tempo oportuno e que nós demos conhecimento público de parte da informação. Com efeito, a candidatura do CHTV deu entrada fora de tempo pelo que não foi sequer considerada.

Como é possível que os responsáveis por tal erro não o tenham tentado corrigir em mais de 10 meses!!! Quais as suas competências e funções? Diziam-nos que estava tudo a ser revisto!!!! Sim, dez meses daria para fazer reverter a decisão, entregar novo processo, pois o primeiro (de setembro de 2015) não chegou a dar entrada por ter sido enviado fora de prazo, o que é o procedimento correto do júri para qualquer concurso.

Para cabal esclarecimento anexamos documento da Secretaria de Estado da Saúde, em que a posição do Júri é inequívoca.

Gab Sec

Gab Sec2
Constatamos hoje que foi mais um embuste e uma desculpa e que os viseenses ficaram sem as cirurgias Oncológicas: colo retal e hepatobiliopacreática,  para as quais há tecnologia e os médicos especialistas altamente qualificados e com provas dadas. Como é possível cometer erros deste quilate e deixar a região sem mais estas valências? O que andam a fazer os nossos mais altos responsáveis locais? Ainda na passada semana os três presidentes, Almeida Henriques, Ermida Rebelo e Mota Faria se deslocaram a Lisboa e foram recebidos pelo Sr. Ministro da Saúde. O encontro correu tão bem (!) que Almeida Henriques, esfuziante, se apressou a postar no FB cerca das 19h 30m desse mesmo dia uma informação à população comunicando a vitória (a decisão já era bem conhecida e a LAVCHTV já o tinha afirmado, em 28 de junho à Comunicação Social).

Não informou, infelizmente, nada sobre o Centro de Referência ou a Oncologia…. Dizia “estar em estudo”.
Aí está o primeiro resultado do estudo: NÃO HÁ CENTRO DE REFERÊNCIA ONCOLÓGICA. Afinal, devemos questionar, o que foram lá fazer os que nos representam ao mais alto nível?? Em época de Verão tentam lançar areia para os olhos dos viseenses de boa-fé que aplaudem migalhas e não exigem o que é seu por direito. Com tantos aplausos vamos ficando sem NADA. O que nos oferecem os nossos responsáveis? “Uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma”. E agora, que fazer com este NADA? É obrigação moral, ética e institucional de quem ocupa e desempenha cargos públicos, de quem se diz servir a população, que quando não se é capaz de resolver os problemas e de alcançar o que é de direito das populações ser coerente. É altura dos nossos dirigentes locais citados retirarem as consequências do seu insucesso, da inépcia na reivindicação. Estamos crentes que o vão fazer.

Aliás, o desalento é tal que já vimos médicos do CHTV a manifestarem publicamente, nas redes sociais, o seu desalento e a questionar o Presidente da Câmara, perguntando-lhe “consegue dormir tranquilo”.

Afinal, Sr. Presidente (da CMV), quem é que são os Amigos de Peniche? Afinal, Sr. Presidente (do CHTV), quem é que são os ingratos e os desestabilizadores da paz no CHTV? Afinal Sr. Presidente (da AMV), quem é que confunde e mistura os problemas na Ágora da democracia de Viseu?

Por favor deixem-se de tacticismos partidários e respeitem as populações.
(Nota: Lembra-se que foram 3 Presidentes falar com o Sr. Ministro da Saúde a Lisboa)!
Pela melhoria dos cuidados de saúde para Viseu Região não nos calarão. Os viseenses aguardam as respostas dos que os representam.

O Presidente da Direção
Fernando Luís Monteiro Bexiga

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub