O BE e a Saúde, em S. Comba Dão

por Rua Direita | 2015.03.25 - 17:12

 

 

O BE questiona o Governo relativamente à Prestação de Cuidados de Saúde Primários no Concelho de Santa Comba Dão

O B.E., pela mão da deputada Helena Pinto, entregou hoje dia 24 de Março de 2015, diversas perguntas ao Governo sobre os diferentes problemas existentes relativamente à Prestação de Cuidados de Saúde Primários no Concelho de Santa Comba Dão.

 

“O concelho de Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, tem uma população de mais de 11500 pessoas. No que concerne a cuidados de saúde primários, esta população é servida pela Unidade de Saúde Familiar (USF) Rio Dão e pela extensão de saúde de São João de Areia, que integram o Centro de Saúde Santa Comba Dão.

Este centro de saúde depara-se com algumas dificuldades que necessitam de intervenção. Um dos constrangimentos diz respeito a uma avaria no equipamento de raios-x da USF Rio Dão. De facto, há vários meses que é impossível efetuar radiografias nesta USF, devido a uma avaria deste equipamento, motivo pelo qual os utentes têm que se deslocar aos hospitais de Tondela ou de Viseu ou ao setor convencionado. Esta situação causa evidentes transtornos para os utentes pelo que é urgente proceder à reparação do equipamento.

Uma outra situação merecedora de intervenção diz respeito ao atendimento de recurso, designadamente ao sábado, período em que se regista um afluxo de doentes que poderia justificaria a existência de uma consulta aberta durante este horário.

Por fim, preconiza-se também a necessidade de contratação de médicos a breve trecho, devido à aposentação prevista de um médico da extensão de saúde de S. João de Areias à qual acresce a previsível ausência de duas médicas da USF Rio Dão. Perante este cenário, é fundamental implementarem-se medidas urgentes para fazer face a esta situação que, dentro em breve, deixará a população de Santa Comba Dão com menos três médicos. O acesso à saúde é um direito fundamental das pessoas, um bem essencial para o seu bem-estar e para a qualidade de vida que tem que ser assegurado. Como tal, é determinante que estas situações sejam resolvidas, de modo a garantir mais e melhores cuidados de saúde para a população de Santa Comba Dão.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:

O Governo tem conhecimento da situação exposta?

Quando se prevê que esteja concluída a reparação do equipamento de raios-x da USF Rio Dão? Existem contratos de manutenção dos equipamentos desta USF?

Vai ser implementado um serviço de “consulta aberta” ao sábado, de modo a dar resposta à procura acrescida que se tem vindo a verificar neste dia? Em caso de resposta afirmativa, qual o horário a implementar? Quando entrará em funções este atendimento?

Que medidas estão a ser implementadas para acautelar a substituição de um médico que passará à aposentação em breve? Que iniciativas estão a ser desenvolvidas para assegurar a substituição de duas médicas da USF Rio Dão?

Tendo em conta os utentes inscritos no Centro de Saúde Santa Comba Dão, qual deveria ser o quadro de pessoal desta unidade de saúde (enfermeiros, assistentes operacionais, etc.)? Qual é atualmente o quadro de pessoal?

Quantos médicos são necessários para que todos os utentes do Centro de Saúde Santa Comba Dão tenham médico de família? Quantos médicos existem atualmente?

Há trabalhadores a exercerem funções no Centro de Saúde Santa Comba Dão através de Contrato de Emprego Inserção (CEI) ou Contrato de Emprego Inserção+ (CEI+)? Em caso de resposta afirmativa, quantos são e quais as funções desempenhadas?”

 

O Bloco de Esquerda reafirma o seu compromisso de estar ao lado dos munícipes na defesa do seu legítimo direito à qualidade dos serviços públicos. O B.E. vai ficar à espera da resposta do Governo, e assim que esta chegar tomará posição.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub