Município de Tondela congratula-se pelo anúncio da alternativa em perfil de autoestrada, sem privar a região do IP3

por Rua Direita | 2015.07.01 - 21:48

 

 

Tendo presente a necessidade e importância da requalificação da atual ligação a Coimbra pelo IP3, investimento fundamental para a competitividade da economia da região e do país, tão determinante para o futuro das nossas gerações, o Município de Tondela manifesta a sua satisfação pela deliberação do Governo de Portugal, concretizada na publicação em Diário da República do passado dia 23 de junho, em que a empresa pública Infraestruturas de Portugal anunciou a abertura de um concurso para a elaboração de estudo prévio de uma ligação de Coimbra até Santa Comba Dão.

A solução que o governo apresenta, e que foi anunciada e tornada pública no concelho de Tondela, aquando da visita, no passado dia 18 de junho, do Sr. Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Dr. Sérgio Monteiro, apresentando-se como uma verdadeira alternativa a este troço rodoviário do atual IP3, esperando-se que este investimento seja concretizado de imediato pelo governo resultante das próximas eleições legislativas.

Depois de tantas decisões contraditórias ocorridas no passado, e chegados a esta altura, não poderá haver mais tempo para atrasar esta obra imprescindível.

Nestes termos, esta nova via, em perfil de autoestrada, será portajada, cumprindo o princípio de utilizador-pagador, mantendo o troço atual do IP3 sem portagens, tal como defendemos desde o primeiro momento em que foi apresentado o estudo relativo às Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado, que colocava este investimento como o segundo mais importante lanço rodoviário de desenvolvimento prioritário do país.

O Município de Tondela manifesta a sua profunda convicção de que, neste contexto, a via que serve o concelho de Tondela e o liga a Santa Comba Dão venha a ser, posteriormente, alvo de reabilitação, concretizando o anseio da nossa população.

Tal como sempre manifestámos publicamente e, nomeadamente, junto do Secretário de Estado Dr. Sérgio Monteiro e dos responsáveis da empresa Estradas de Portugal, sempre acreditámos que esta nova ligação não deveria substituir o IP3, mas que se constituísse como um complemento à oferta do IP3, pelo que este anúncio veio confirmar que a nossa persistência e trabalho discreto obtiveram  o melhor acolhimento por parte dos responsáveis governativos, facto que merece o nosso reconhecimento.

Tondela, 1 de julho de 2015

 

O Presidente do Município de Tondela

José António Jesus

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub