Muita chuva e muito vento para a semana

por Rua Direita | 2014.03.28 - 20:05

A presença de uma depressão bastante cavada a noroeste de Portugal Continental será responsável, na região e no concelho de Moimenta da Beira, pelo agravamento do estado do tempo na próxima semana, particularmente entre os dias 31 de Março, segunda-feira, e 2 de Abril, quarta-feira. A previsão é da Ibermeteo.

Para estes dias é esperada precipitação, por vezes forte e frequente, com acumulados totais diários elevados que podem ser superiores a 30mm/dia e totalizar perto ou até mais de 100mm nestes três dias.

Terça-feira, dia 1, deverá ser o dia com precipitação em maior quantidade e intensidade, podendo também registar-se acumulados próximos ou superiores a 10-15mm, em intervalos curtos de até 3h. Refira-se ainda que a precipitação prevista deverá ser maioritariamente convectiva, o que significa que localmente pode ser muito forte e até acompanhada por granizo e trovoada. Nestas situações, a precipitação pode ocorrer de forma muito concentrada em espaços curtos, podendo originar por isso diferenças significativas de acumulados entre locais próximos.

Especial atenção também para o vento, que deverá ser por vezes forte e com rajadas, sobretudo durante o dia de terça-feira, com rajadas máximas que podem rondar ou ser próximas a 70-80km/h, em especial nas zonas mais altas do concelho, Paraduça, Serra de Leomil, Peravelha, Alvite, Caria e São Torcato.

Tendo em conta o mau tempo previsto recomendamos especial atenção e cuidado para os efeitos adversos do estado do tempo, em especial para a possibilidade de inundações e subidas de caudal de rios/ribeiros e cursos de água, associados à chuva, ou ainda a queda/voo de alguns objectos soltos ou em suspensão, associados ao vento intenso.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub