Ministro português preside em Caminha à X Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP

por Rua Direita | 2017.07.28 - 10:52

 

 

 

Os Ministros e Secretários de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa discutem, este fim-de-semana, as políticas de Juventude e Desporto que alavancam a cooperação entre os nove Estados membros, nestas duas áreas.

Os responsáveis dos Governos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste participam naquela que é já a X Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP, à qual o Ministro português, Tiago Brandão Rodrigues, preside até ao final de 2018.

A cooperação nas áreas da juventude e do desporto tem sido estruturante e um dos mais antigos pilares de ligação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, pelo que esta Conferência de Ministros afirma-se como um espaço de troca de ideias, experiências e conhecimentos fulcrais para uma CPLP cada vez mais robusta.

A Conferência, cuja reunião formal decorre domingo ao longo de todo o dia, em Caminha, identifica como áreas prioritárias de atuação no âmbito do Desporto, a ética e a dopagem, a medicina desportiva, a gestão de infraestruturas, a formação e qualificação de agentes desportivos e a participação e desenvolvimento de talentos. Na área da Juventude, os grandes eixos estratégicos estão centralizados em quatro grandes áreas: informação, aconselhamento e participação; formação, emprego, empreendedorismo e inovação; mobilidade e voluntariado; e identidade cultural e conhecimento mútuo.

No âmbito da Presidência exercida pelo Ministro da Educação (que tutela as áreas da Juventude e do Desporto), foi opção do Governo promover este grande encontro internacional dos Ministros e Responsáveis Lusófonos da Juventude e do Desporto fora dos grandes centros urbanos, escolhendo três municípios do

Alto Minho para serem o cenário desta Conferência, no quadro da qual foi inaugurada, na passada segunda-feira, a VIII Bienal de Jovens Criadores da CPLP. Trata-se de um certame que junta mais de uma centena de artistas de língua portuguesa, em Vila Nova de Cerveira, e que coincide com outro prestigiado evento internacional – a Bienal de Artes de Cerveira. Na tarde de sábado, os Ministros e Secretários de Estado visitam ambas as exposições, estando agendada, para o final do dia, a cerimónia de encerramento da Bienal de Jovens Criadores que, ao longo da semana, teve em destaque escultura, pintura, literatura, passando pelas artes performativas como a dança, o teatro e a música, entre outros.

Na manhã de sábado, os membros dos Governos dos nove países da CPLP deslocam-se a Melgaço para uma visita à Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que passará a gerir a plataforma do Sistema Nacional de Informação Desportiva (SNID).

 

 

PROGRAMA:

Sábado, 29 de julho

  • 10h30 – Visita ao Complexo Desportivo e de Lazer de Melgaço (Escola Superior + Centro de Estágios) e assinatura do protocolo SNID – Prado, Melgaço;
  • 15h30 – Visita à Bienal de Cerveira;
  • 17h00 – Visita à exposição da VIII Bienal de Jovens Criadores – Pavilhão Municipal de Desportos de Vila Nova de Cerveira + 18h00 – Cerimónia de Encerramento – Cineteatro de Cerveira.

        (programa para a comitiva de Ministros e Secretários de Estado da CPLP)

 

Domingo, 30 de julho

  • 09h00 – Sessão de abertura da Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP – Hotel Porta do Sol, Caminha;
  • 18h00 – Encerramento da Conferência – no mesmo local.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub