“MESTRE AQUILINO CAÇADOR E A GAITINHA DO CAPADOR”, de Lima Bastos

por Rua Direita | 2016.04.10 - 13:56

 

Decorreu ontem, sábado, dia 9 de Abril, no Auditório Municipal de Sernancelhe, a apresentação do livro de Manuel de Lima Bastos, “Mestre Aquilino Caçador e a Gaitinha do Caçador” (edição Sopa das Letras).

conv

Recordamos que esta é a nona obra do autor numa porfiada e bem-sucedida exploração incessante dos infinitos desígnios aquilinianos.

A introdução esteve a cargos do vereador da Cultura, Armando Mateus, seguindo-se a prelecção muito centrada na venatória do professor Arlindo Cunha.

armando

arlindo

Na continuidade, a brilhante alocução do bispo emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, a quem os doirados anos não retiram o esplendor da profundidade, do límpido humor e da fina ironia, as palavras do autor, que entre outros dizeres nos deu a saber a origem do título dado de “Mestre” a Aquilino, pelo surrealista António Pedro, no prefácio de uma obra editada em 1941, e o fecho institucional, com chave de ouro, do presidente da autarquia, Carlos Silva Santiago.

mmart

lima1

carlos1

Presentes muitos amigos e familiares do autor, da região do Porto, permitindo-me aqui destacar o professor da FLUP, professor Eugénio dos Santos, com quem tive o prazer de trabalhar alguns anos.

Também o vice-presidente e vereador da Cultura da vizinha autarquia de Moimenta da Beira, Francisco Gouveia Cardia marcou presença neste contexto tão próprio das Terras do Demo cujo território integra, tendo apenas estado ausente a representação de Vila Nova de Paiva, como é habitual, por apostada falta de identidade com o escritor Aquilino Ribeiro.

O público local e de fora acorreu ao evento, como é aliás timbre das organizações do município, seguindo-se no Centro de Artes um convivial jantar volante aberto a todos os presentes.

Ainda tivemos o grato prazer de estar com o nosso estimado amigo de há quatro décadas, José Mário Cardoso, que foi presidente da autarquia durante mais de vinte anos.

zm1low                                                                                                                                                                                                     (foto PP)

Parabéns a Lima Bastos por mais este seu contributo para o inesgotável estudo de Aquilino Ribeiro e à CMS pela competência e dignidade que confere a todos estes plurais eventos culturais, os quais distingue sempre com um inigualável relevo.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub